O 1.º Congresso Neoafricano é uma iniciativa dinamizada pela Academia Neoafricanista que reunirá várias personalidades e ativistas lusófonos, oriundos do continente, do Brasil ou da Europa, com o intuito de debater e decidir um futuro para os Africanos.

Numa alusão histórica ao passado Congresso Pan-Africano, o evento propõe-se a trazer a discussão os dilemas do continente, tendo como objectivos principais: iniciar discussão sobre o futuro do Continente; reavivar o espírito e sentido de Luta; fomentar e juntar Correntes de Pensamentos Africanos.

Durante três dias, homens e mulheres discutirão uma Agenda no sentido de elevar o Continente Africano como um ator global relevante. O painel é composto por Agentes Culturais, Empreendedores e Empresários Negros, dando assim um Apoio de Parceria, de forma a aglutinar mais força ao Congresso.

Os debates
O evento contará com sessões de debate rotativas, estando previstas duas sessões por dia.

A capacitação/consciencialização
Durante o decorrer do evento os participantes terão acesso a uma Dropbox na qual vão poder consultar livros, podcasts, artigos de investigação e outros trabalhos realizados por alguns dos oradores convidados.

Dar voz a todos
A organização do evento propõe debater temas com o intuito de dar voz ao empoderamento feminino, negro e afrocentrico. Os espectadores terão possibilidade de participar, desde que seguindo as orientações do Grupo Técnico/Moderador.

Devido à situação actual, o Congresso Neoafricano irá decorrer em formato online através da plataforma Zoom. Todas as inscrições para participar no evento, deverão ser encaminhadas para as redes sociais da Organização: Neoafricanismo (IG: @neoafricanismo) e o Escudo Negro (IG: @escudo.negropt).

Inconformada por natureza, acredito que o sucesso é um processo de melhoria contínua. Apaixonada pelas liberdades e oportunidades que a vida tem para oferecer. Teimosa o suficiente para não desistir, inteligente o suficiente para saber quando desistir.