A cantora cabo-verdiana Teté Furtado é a grande vencedora do segundo prémio da Competição Internacional de vídeo Talentos Musicais Chineses (Chinese Bridge) na categoria vozes.

Em declarações a Inforpress, a cantora disse que ficou a saber do concurso, a sua primeira participação, através de uma amiga chinesa Su chun.

Teté Furtado adiantou que devido à sua excelente performance no evento, o comité organizador convidou-a para participar no report concert cloud do Chinese Bridge- Global Music.

“É uma satisfação enorme, foi um orgulho ter o nome de Cabo Verde na lista dos vencedores. Aprendi a cantar canções chinesas com a minha amiga Su Chun, a primeira professora, patrocinada pelo governo chinês, através do Instituto Confúcio em Cabo Verde de 2015 a 2018”, revelou.

De acordo com a cantora “Nu Bai Praia” (Let’s Go to Praia), foi uma das canções interpretadas na competição, uma canção original escrita em 2017 por Su Chun, dedicada à capital de Cabo Verde.

Escrita em três línguas, chinês, inglês e crioulo, é a primeira canção a promover a compreensão e a amizade entre as nossas duas nações.

“A outra canção interpretada na competição é uma música tradicional chinesa ´invisible wings´ de Angela zhang.”, Acrescentou.
Teté Furtado disse que nunca viajou para a China, mas já participou em várias aulas de mandarim no instituto Confúcio e na Universidade de Cabo Verde (UNICV), mas que acabou por desistir devido a falta de tempo.

“Na verdade, aprendi a cantar com a minha amiga Su Chun”, adianta.

Segundo a mesma fonte, Jorge Almeida, guitarrista da banda “AZAGUA” foi quem a acompanhou na gravação do vídeo e ajudou lhe no treinamento das técnicas de canto para melhorar a sua performance.

O concurso foi co-organizado pelo Centro para Cooperação e Educação em Linguagens, do Ministério da Educação (CLEC) e o Conservatório Central de Música (CCOM), que promovem, conjuntamente, a Competição Internacional de Vídeo de Talentos Musicais Chineses para estudantes chineses estrangeiros e aqueles que se interessam pela cultura chinesa em todo o mundo.

É uma competição que visa facilitar ainda mais o intercâmbio aprofundado de música e cultura entre a China e países estrangeiros.
O candidato que tiver um excelente desempenho, o Comité Organizadora convida-o a participar do Report Concert “Cloud” do “Chinese Bridge – Global Music” Chinese Music Culture Online International Summer Camp”.