Um ano depois da sua estreia a solo, com o álbum EmContraste, Amaura regressa agora com Denso, um EP que contém três temas musicais e todos em formato acústico.

Denso é introspetivo, criado com mais instrumentalização produzida de raiz, com todo o trabalho envolvente que essa criação implica. “Quero que a pessoa que o ouça sinta como se estivesse a ver a banda ao vivo”, diz a artista.

“Pedro e o Lobo”, “Saber Quem Sou” e “Duplo” e um vídeo live com banda, fecham este novo projeto de Amaura, que pauta pela diferença. “Pedro e o Lobo” é um storytelling em torno das reações de quem trai e que genuinamente se arrepende, merecendo uma segunda oportunidade mas foram tantas as peripécias e mentiras que o levaram àquele lugar comum da traição que a personagem quer a redenção mas não lhe é concedida. O segundo tema, ‘Saber Quem Sou’ é um tema autobiográfico, começa com 1990, data de nascimento de AMAURA, é uma espécie de ode aos sentimentos contrastantes que a música lhe despoleta ‘aquele sentimento que acho que pertenço mais eu a ela do que ela me pertence a mim. Às vezes isso incomoda-me outras vezes acho até poético’, podemos ler no comunicado enviado à redação. Este último tema conta com a participação de TNT, que fala também da trajetória dele nessa dicotomia e “tudo o que envolve esse processo de se passar não só a fazer como a viver música”.

“O último tema, ‘Duplo’ aborda o tema da violência doméstica mas ‘eu quis fazer um pouquinho diferente e não quis encher demasiado o tema com palavras e ações e fala um bocadinho da perspetiva de alguns casos que eu conheço”. A música revela uma personagem principal que foge ao estereótipo da vítima frágil e com baixo autoestima.

No vídeo, intimista e separados em três cenários diferentes, Amaura faz uma performance das três músicas da EP, acompanhada pelo baixista Pedro Martinho, Rui Berton na bateria, Serge Polhos nas teclas, Pedro Braula Reis na guitarra e conta com a participação de TNT. A parte técnica do vídeo tem a realização de Rafael Duarte e Iuri Policarpo.

No dia 10 de dezembro, Amaura apresenta-se em concerto no Teatro Aveirense, nas Novas Quintas, e dia 19 no SBSR FM, no Altice Arena em Lisboa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Carrego a cultura kimbundu nas veias. A minha angolanidade está presente a cada palavra proferida. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O meu mantra é "o conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, portanto, não seja recluso da ignorância".