Kapela Paulo faleceu nesta terça-feira, 17, na Clínica Endiama da Ilha do Cabo, em Luanda. O artista estava internado há dias, a maior parte do tempo em estado crítico, devido a complicações ligadas à covid-19.

O recente vencedor da 21ª edição do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Artes Visuais, era um artista multi-facetado, com um lugar de excepção no contexto artístico angolano. A sua trajectória confunde-se com a história recente de Angola pós-colonial, através de uma prática artística eclética, misturando objetos e referências aparentemente díspares e discordantes.

Kapela, nascido no Uíge, em 1947, tornou-se uma espécie de “pai espiritual” da Arte Contemporânea Nacional, um mestre para toda uma nova geração de artistas.

“O nosso pai, o nosso kota, o nosso Kapela morreu. O coração dele não aguentou. Ele agora está com Jah!! A familia de irmãos e amigos próximos está de rastos e de coração partido, mas resignado que o nosso rasta juntou-se a Jah, Deus no Céu”, refere Dominick A Maia Tanner, director geral do ELA-Espaço Luanda Arte.

“O Kapela fará muita, muita falta. Deixa um vazio enorme no palco da arte contemporânea nacional”, continuou.

Kapela expôs internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições importantes como África Remix, que viajou por diversos países, Check-List Luanda Pop (na 52ª Bienal de Veneza), Luanda Smooth and Rave em França, No Fly Zone em Lisboa, na 2ª Trienal de Luanda, e nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA-Espaço Luanda Arte e no Centro Camões. Em 2003 venceu o prémio CICIBA e a sua obra está presente em diversas colecções nacionais e internacionais.

No último dia 30 de outubro, o artista plástico recebeu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Artes Visuais e Plásticas.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.