EUA | ©Nik Shuliahin

Para entrar nos EUA, cidadãos dos PALOP vão ter de pagar caução

Os Estados Unidos vão exigir cauções até 15 mil dólares (cerca de 12.500 euros) aos viajantes de 23 países africanos e asiáticos, incluíndo quatro PALOP. O objetivo é dissuadir a permanência além da duração do visto.

A medida entrará em vigor, a título experimental, no dia 24 de dezembro e por um período de seis meses, mas o Presidente eleito Joe Biden, que tomará posse em 20 de janeiro, já prometeu uma política mais acolhedora para os imigrantes e poderá revogá-la.

Para já, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Principe são os países da comunidade lusófona atingidos pela medida.

A ideia de Trump é que a fiança contribua para o custo de uma possível deportação, caso o cidadão estrangeiro permaneça mais tempo do que o autorizado.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.