Os Estados Unidos vão exigir cauções até 15 mil dólares (cerca de 12.500 euros) aos viajantes de 23 países africanos e asiáticos, incluíndo quatro PALOP. O objetivo é dissuadir a permanência além da duração do visto.

A medida entrará em vigor, a título experimental, no dia 24 de dezembro e por um período de seis meses, mas o Presidente eleito Joe Biden, que tomará posse em 20 de janeiro, já prometeu uma política mais acolhedora para os imigrantes e poderá revogá-la.

Para já, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Principe são os países da comunidade lusófona atingidos pela medida.

A ideia de Trump é que a fiança contribua para o custo de uma possível deportação, caso o cidadão estrangeiro permaneça mais tempo do que o autorizado.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

[Fancy_Facebook_Comments]