Ngozi Okonjo-Iweala ©AfDB

Okonjo-Iweala eleita a personalidade africana do ano 2020

Ngozi Okonjo-Iweala, uma das candidatas à liderança da Organização Mundial de Comércio, foi agraciada com o African of the Year, atribuído pelo All Africa Business Leaders Awards (AABLA), em reconhecimento à sua responsabilidade pela distribuição equitativa da cobiçada vacina contra a Covid-19 em África, assim que a distribuição for efetivada.

O nome de Okonjo-Iweala foi revelado durante uma transmissão especial na CNBC África, fundadora da premiação, na segunda-feira.

“Quem foi o cidadão mais promissor do continente, liderando a transformação e a mudança no cenário internacional este ano? Ngozi-Okonjo Iweala lidera a missão pela distribuição equitativa da cobiçada vacina Covid-19 em África quando ela chegar”, escreveram os organizadores.

Ngozi-Okonjo reagiu à homenagem através do seu Twitter oficial agradecendo e afirmando: “este prémio é para os africanos que sofrem com o impacto económico e na saúde da Covid19. A energia e resiliência dos africanos inspiram-me!”

Ngozi-Okonjo Iweala é PCA da Gavi, a Aliança Global para Vacinas e Imunização, que desde a sua criação em 2000, imunizou 680 milhões de crianças em todo o mundo e salvou cerca de dez milhões de vidas.

O ‘Africano do Ano’ é uma categoria honorária da AABLA e Okonjo-Iweala é a primeira mulher a receber o prémio.

O presidente de Ruanda, Paul Kagame, foi o primeiro a receber o troféu Africano do Ano em 2018, quando a categoria foi criada, seguido pelo presidente do African Development Bank Group, Akinwumi Adesina, em 2019.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola