Gitanjali Rao | @TIME

Gitanjali Rao eleita “Criança do Ano” pela Times

Gitanjali Rao é uma adolescente de 15 anos, de Denver, Colorado, nos Estados Unidos da América, que inventou alguns dispositivos tecnológicos inovadores. A jovem foi distinguida pela revista Times como a Criança do Ano, numa escolha que envolveu cinco mil candidatos.

Um dispositivo que pode identificar chumbo na água potável e um aplicativo e extensão do sistema operativo Chrome que usa inteligência artificial para detectar cyberbullying são algumas das invenções de Gitanjali que permitiram a jovem de se destacar entre os restantes quatro finalistas.

O comité responsável por eleger o vencedor contou com nomes como o comediante e apresentador de TV Trevor Noah. Já a entrevista para a revista foi realizada pela atriz e realizadora Angelina Jolie.

Rao começou a ganhar destaque aos 11 anos, quando criou um dispositivo que detecta níveis de chumbo na água. O desafio foi patrocinado pela Discovery, em parceria com a multinacional americana 3M e cujo objetivo era encontrar jovens promessas entre os estudantes do ensino fundamental dos Estados Unidos.

O projeto, segundo a a inventora, foi inspirado na crise hídrica da cidade de Flint, no Michigan, entre 2014 e 2015, em que o sistema de água estava altamente contaminado por chumbo. Mais de 80 casos de contaminação foram detetados na população, principalmente em crianças e 12 pessoas acabaram mesmo por morrer.

O dispositivo recebeu o nome de Tethys, deus grego da água, e demorou cinco meses a ser desenvolvido.

Em maio de 2019, Gitanjali recebeu o Prémio Pilar de Saúde para o Desafio do Estudante de Inovação TCS Ignite, por desenvolver uma ferramenta de diagnóstico baseada em avanços em engenharia genética para o diagnóstico precoce da dependência de opióides prescritos. 

A jovem, além de dada |às tecnologias, é também é uma pianista talentosa e membro dos escoteiros no programa Scouting STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) nos Estados Unidos.

Após a distinção, Rao disse que espera agora poder inspirar outras pessoas a pensar em ideias para “resolver os problemas do mundo”.Após a distinção, Rao disse que espera agora poder inspirar outras pessoas a pensar em ideias para “resolver os problemas do mundo”.

“O meu objetivo realmente mudou, não apenas de criar os meus próprios dispositivos para resolver os problemas do mundo, mas inspirar outros a fazer o mesmo também. “Porque, por experiência própria, não é fácil quando não vês ninguém como tu. Então, quero realmente passar essa mensagem: se eu posso fazer, tu podes fazer e qualquer pessoa pode fazer”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola