Hipólito Lima, responsável pelo Programa Tatô e também conhecido como “Pai” das tartarugas, foi um dos destaques da mais recente edição dos Prémios Tusk. Os Prémios Tusk representam uma iniciativa criada pelo Príncipe William, com o intuito de homenagear homens e mulheres que se dedicam à sobrevivência do mundo natural africano.

O são-tomense protege as tartarugas marinhas e os seus ninhos há 26 anos. O trabalho consiste na monitorização das praias de nidificação, bem como em atividade de treinamento de guardas locais e capacitação dos guardiões das tartarugas marinhas e líderes de conservação nas comunidades locais.

A sua posição e liderança têm sido vistas como cruciais para pressionar o governo são-tomense no que diz respeito ao estabelecimento de uma legislação que proporcione proteção às tartarugas marinhas no arquipélago. Recorde-se que a nova legislação baniu totalmente a captura, posse e venda de todas as espécies de tartarugas marinhas e seus sub-produtos, bem como perturbação dos habitats de nidificação.

Segundo a Tusk, Hipólito “dedicou toda a sua vida a restaurar e preservar o que o seu pai destruiu”. A cerimónia galardoou ainda duas personalidades africanas do Quénia e do Zimbabwe, cujos trabalhos também foram merecedores de destaque.

Falando sobre os vencedores de três categorias, Charlie Mayhew, CEO da Tusk disse: “À medida que o futuro do mundo natural é trazido para um foco ainda mais nítido, é fantástico que os destinatários dos nossos prémios continuem o seu trabalho vital graças a este impulso necessário conceder para financiamento. Tenho o prazer de hoje atribuir três líderes excecionais dos seus campos.”

Os três vencedores receberam cada um um troféu especialmente elaborado por Patrick Mavros. O apoio adicional para os Tusk Conservation Awards de 2020 foi recebido pelo ISPS Handa, Mantis Group, Fortemus Films e Maia Films, EJF Philanthropies e Shelton Fleming.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Inconformada por natureza, acredito que o sucesso é um processo de melhoria contínua. Apaixonada pelas liberdades e oportunidades que a vida tem para oferecer. Teimosa o suficiente para não desistir, inteligente o suficiente para saber quando desistir.
[Fancy_Facebook_Comments]