PSG e Basaksehir saem de campo depois de insulto racista do 4.º árbito

No minuto 10 do jogo entre o francês PSG e o turco Basaksehir, a equipa visitante decidiu abandonar o relvado. A decisão, que se arrastou à equipa francesa, decorreu depois do quarto árbitro ter proferido a palavra “negro” para designar o técnico da equipa turca, o cameronês Achille Webo. Tal como no inglês, em francês negro é uma palavra pejorativa.

A situação é inédita e depois de vários minutos decorridos, a UEFA pediu às duas equipas para retomarem o jogo. Ambas concordaram voltar ao campo às 22 horas, considerando a substituição do quarto árbitro.

De acordo com o Le Monde, o árbitro é de origem romena e na língua romena a palavra negro não tem o mesmo significado que em francês. O que, mesmo sendo verdade, não explica a necessidade do árbitro precisar identificar a cor de um membro da equipa técnica. Contudo, às 22 horas, nenhum jogador apresentou-se em campo.

Recorde-se que o PSG ainda luta pela qualificação para os oitavos de final com RB Leipzig e Manchester United, todos com nove pontos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.