Onyema Ogbuagu | DR

Onyema Ogbuagu liderou estudos da vacina da Pfizer

Uma das mentes por trás dos estudos daquela que é a vacina mais promissora para conter o vírus da Covid-19, a Pfizer/BioNTech, é negro e africano. Chama-se Onyema Ogbuagu e pertence à Escola de Medicina da Universidade de Yale, a terceira mais antiga instituição de Ensino Superior dos Estados Unidos da América, localizada na cidade de New Haven, em Connecticut.

De origem nigeriana, Ogbuagu é professor associado de medicina em Yale e liderou os estudos da equipa de pesquisadores da Pfizer, que anunciou uma imunização contra a Covid-19 com 95% de eficácia. O que quer dizer que em cada 100 indivíduos testados, 95 apresentaram anticorpos da doença.

Atualmente, Onyema Ogbuagu além de clínico-professor, ocupa também o cargo de diretor do programa de Ensaios Clínicos de HIV para o Programa de SIDA , na seção de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina de Yale, onde trabalha nesta função há cinco anos, e, agora, pode ser o responsável pela proteção de milhões de pessoas ao redor do mundo.

No seu perfil e biografia disponivel na revista online de Medicina da Universidade de Yale, podemos comporvar que o Onyema Ogbuagu é o investigador principal de Yale em múltiplos ensaios clínicos terapêuticos e preventivos contra a covid-19, incluindo remdesivir, leronlimab e remdesivir e terapia combinada de tocilizumab, bem como o ensaio de vacinas Pfizer / BioNTech.

O financiamento para uma vacina nunca foi tão grande, tem havido um otimismo crescente depois que as gigantes do fármaco Pfizer e Moderna disseram que os dados preliminares dos testes em estágio final mostraram que as suas vacinas eram mais de 90 por cento eficazes na prevenção da doença.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola