O Appy Saúde, um aplicativo angolano, desenvolvido por Pedro Beirão e a sua equipa, venceu o prémio Virtual Digital World 2020, na categoria de E-Saúde. A app permite localizar farmácias mais próximas, comparar preços de medicamentos e verificar a disponibilidade, facilitando a procura e o acesso aos medicamentos.

O evento organizado pela Unidade Internacional de Telecomunicações (ITU), uma unidade das Nações Unidas, aconteceu via videoconferência, no passado dia 7, em Genebra, Suíça.

De acordo com a informação divulgada pela ITU, “o prémio visa estimular soluções tecnológicas inovadoras, fortificar e fomentar o investimento em PMEs criativas em tempos de crise”.

Pedro Beirão explicou ao Ver Angola que a ideia nasceu de uma carência de informação online. “Temos sempre de perguntar a um primo ou a um amigo se conhece um médico, se conhece uma farmácia que tem um determinado medicamento”.

Através da “Appy Saúde”, uma pessoa pode pesquisar por qualquer medicamento, consultar as farmácias que o têm em ‘stock’ e reservá-lo para levantar mais tarde.

O também fundador desta startup explicou que em Angola existe “um problema de acesso aos medicamentos”, além de os preços “serem díspares” e esta plataforma dá a oportunidade de consultar os diferentes preços “e de escolher”.

Foram premiadas quatro categorias (Conectividade, Cidade inteligente, E-Saúde e Finança digital), com empresas que “apresentaram soluções inovadoras de tecnologia com o potencial de mudar vidas em todo o mundo”, entre elas o aplicativo angolano.

Na categoria de Cidade Inteligente venceu o aplicativo “BusMap”, do Vietname, que fornece soluções inteligentes de transporte público através de algoritmos de navegação e recursos avançados de experiência do usuário para consumidores, empresas e governos.

Na categoria de Conectividade venceu o aplicativo “Astrome” da Índia, que usa comunicação sem fio para fornecer capacidade de backhaul para infraestruturas 4G e 5G.

Na categoria Finança digital venceu o aplicativo OKO Financede Israel, que fornece aos pequenos agricultores seguro de safra e acesso a ferramentas financeiras digitais via tecnologias móveis simples.

As empresas vencedoras de cada uma das quatro categorias foram selecionados por um júri de especialistas nas áreas de negócios, tecnologia e empreendedorismo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

[Fancy_Facebook_Comments]