Os artigos mais clicados da semana | 6 a 12 dez

Em contagem decrescente para o fim deste eterno e inesquecível 2020, nesta segunda semana de dezembro a notícia sobre as nomeações aos MTV Africa Music Awards foi a que mereceu mais atenção dos nossos leitores. No segundo lugar do top ficou a entrevista à cantora angolana Deusa do Pâniko, seguindo-se outra entrevista mas a Tiaguexx; a inédita atitude dos dos jogadores do PSG e Basaksehir depois de um ato racista do quarto árbitro e a inexplicável consistência de redução de casos de covid-19 na Guiné-Bissau.

1 – MAMA 2021: NGA, Calema e Soraia Ramos entre os nomeados

NGA, Calema, Nelson Freitas, Preto Show, Soraia Ramos, Anna Joyce e Mr. Bow são os representantes dos PALOP nomeados para os prémios da MTV Africa Music Awards (MAMA), que será realizado em fevereiro de 2021.

2 – Deusa do Pâniko saiu do kuduro para vingar na kizomba

Elizandra Francisco, que no mundo da música é Deusa do Pâniko, é uma cantora angolana que mistura a sensualidade com o seu espírito empoderador. Nascida em 1998, Deusa carrega em si a determinação e criatividade própria dos millennials

3 – Tiaguexx, entre o Hip Hop e o RnB

Conversámos com Tiaguexx, rapper, compositor e DJ. Uma conversa curta, mas objetiva, o suficiente para perceber melhor como tem sido o trajeto artístico deste DJ que se redescobriu através da escrita e do rap.

4 – PSG e Basaksehir saem de campo depois de insulto racista do 4.º árbitro

No minuto 10 do jogo entre o francês PSG e o turco Basaksehir, a equipa visitante decidiu abandonar o relvado. A decisão, que se arrastou à equipa francesa, decorreu depois do quarto árbitro ter proferido a palavra “negro” para designar o técnico da equipa turca, o cameronês Achille Webo. Tal como no inglês, em francês negro é uma palavra pejorativa.

5 – Redução de casos de covid-19 na Guiné-Bissau sem explicação científica

A Alta-Comissária para a Covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Nery Robalo, disse que não há explicação científica para a “consistência de redução de casos” no país e que vai fazer um estudo serológico para perceber quantos pessoas desenvolveram anticorpos.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.