Sérgio Piçarra

Sérgio Piçarra, rei do Cartoon angolano, homenageado em França e Alemanha

Sérgio Piçarra, reconhecido cartoonista angolano, é um dos vencedores da edição 2020 do Prémio franco-alemão dos Direitos Humanos e do Estado de Direito anunciaram em comunicado as embaixadas da França e da Alemanha, em Angola.

É a primeira vez que uma personalidade angolana recebe este prémio, atribuído desde 2016 a pessoas “que contribuíram de modo excecional para a proteção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito nos seus países e a nível internacional”, comunicou o jornal O País.

Sérgio Piçarra é homenageado pelo seu engajamento pessoal e pelo trabalho que contribui para a promoção da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e do Estado de Direito em Angola e receberá uma medalha das mãos dos Embaixadores da França e da Alemanha no mês de janeiro de 2021.

Sérgio Piçarra iniciou a sua carreira na década de 1980 e é hoje o mais reconhecido desenhador e autor de banda desenhada de Angola, e um dos mais prestigiados no âmbito da lusofonia.

Iniciou a sua carreira em 1990, criando a personagem «Mankiko, o imbumbável» [que não gosta de trabalhar] e que constitui hoje a maior referência de caricatura angolana.

Desde a independência do país, em 1975, Sérgio Piçarra produziu de forma ininterrupta desenhos que retratam a atualidade angolana, publicando hoje os seus desenhos nos semanários Novo Jornal e Expansão. No online, os seus cartoons de carácter ativista social passaram pelo jornal Rede Angola, atualmente extinto.

O cartunista já participou em eventos internacionais como a Convenção Internacional de Caricaturistas Africanos na África do Sul e nas celebrações do Dia Internacional da Liberdade de Expressão do movimento Cartooning for Peace, em Adis Abeba, (Etiópia) em 2019.

Desde 2016, o prémio dos Direitos Humanos e do Estado de Direito é atribuído no dia 10 de dezembro, por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, a pessoas que contribuíram de modo excepcional para a proteção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito nos seus países e a nível internacional.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola