Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Adichie entre as 50 mulheres mais influentes do Reino Unido

Chimamanda Ngozi Adichie está entre as 50 mulheres mais influentes do Reino Unido, eleitos pelo jornal The Sunday Times. Na lista são ainda citados nomes como Rainha Elizabeth, a vice-presidente eleita dos Estados Unidos da América, Kahala Harris, a cantora Rihanna e ativista Raquel Willis.

Nascida em Enugu (Nigéria) no dia 15 de setembro de 1977, Chimamanda Ngozi Adichie é atualmente uma das maiores vozes da literatura africana e as suas obras já foram traduzidas para mais de trinta idiomas. 

As personalidades presentes na lista ​​foram escolhidas por serem “inspiradoras, memoráveis ​​e às vezes decisivas” e por serem as “mulheres que se destacaram num ano inesquecível”.

 Acostumada com a ribalta, a escritora nigeriana tem a palestra “TED Talks” mais vista de todos os tempos, com 7,7 milhões de visualizações no YouTube; foi listada pela CNN entre as Mulheres Líderes de 2014; nomeada para Pessoa do Ano da Forbes África no mesmo ano e no seguinte. Em 2015, o romance Half of a Yellow Sun ganhou o prémio Best of the Best e o Prémio Feminino de Ficção ‘Vencedor dos Vencedores’.

Em outubro de 2020, Adichie lançou outra obra-prima, um conto intitulado, Zikora, que é sua primeira obra literária em sete anos.

Na lista do Sunday Times, foram ainda reconhecidas a Duquesa de Sussex Meghan Markle; a chanceler alemã Angela Merkel e a cantora britânica Adele, entre outros.

O The Sunday Times é o jornal  britânico mais vendido e, anualmente, compila uma lista com personalidades que se destacaram nas diversas áreas da sociedade.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola