“Kan Tolo” é o single que junta os DJs Satélite e Cortega ao vocalista senegalês Noumoucounda, numa sonoridade que pretende criar conexão, independentemente das nossas diferentes geografias.

“Kan Tolo” significa “vamos festejar” ou “devemos divertir-nos” em bambara, língua nigero-congolesa, e é um convite para a união através da dança. Ao longo da música, Noumoucounda apela à sua herança griótica para que, independentemente da nossa localização, nos reconectemos e celebremos essa união.

O resultado é uma canção que funde o ritmo, a estrutura e os elementos centrais de uma canção house angolana com a poesia e musicalidade dos vocais e acordes kora de Noumoucounda e a bateria falante de Aba, infundindo sabores senegaleses firmes, mas sutis, à seção rítmica.

Os seus gritos vão para Angola, de onde nos chega DJ Satélite – o principal artesão por trás desta canção -, assim como para o Senegal e as suas diferentes gentes e províncias.

Em 2019, em tempos pré-pandémicos – quando as festas ainda eram uma realidade e estávamos todos felizes e despreocupados – Cortega e a sua equipa do Dakar convidaram o amigo de longa data DJ Satelite para ir ao Senegal apresentar-se na festa ElectrAfrique.

Fundado em 2011 em Nairobi por Cortega e Electrique DJs, o evento tem estado na vanguarda da promoção da música electrónica africana e, ao longo do tempo, transformou-se num parque musical com visão de futuro enraizado na inclusão, criatividade e dança.

Nos últimos nove anos, a ElectrAfrique levou o show aos cinco continentes do mundo, estando sediado no Senegal há quatro anos, onde está prestes a acontecer a 40ª edição. Jà passaram pelo palco deste festival Black Coffee, Boddhi Satva, Djeff, Black Motion, Marfox, Buruntuma, Sauti Sol, Blinky Bill, Rancido, Cee ElAssaad, Branko, mOma, Gardy Girault, Sabine Blaizin, Poirier e muitos outros nome emergentes da musica electrónica africana.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

[Fancy_Facebook_Comments]