À semelhança do que acontece todos os domingos desde a fundação da BANTUMEN, neste tão ansiado fim de 2020, reunimos os 12 artigos mais lidos pela nossa comunidade.

1 – Mota Jr raptado à porta de casa

Mota Jr desapareceu no dia 14 de março. Durante dois meses ninguém soube do paradeiro do rapper da Linha de Sintra. Em maio, o corpo de Mota Jr foi finalmente encontrado e a investigação apurou que pelo menos quatro pessoas arquitetaram um plano que envolvia um assalto, que acabou por conduzir à morte do artista.

2 – Com 23 anos, Emma Theofilus é ministra na Namíbia

Emma Theofilus tem 23 anos e é a mais nova ministra da Namíbia a integrar um governo naquele país e de África. Theofilus foi nomeada, segunda-feira, 23 de março, vice-ministra de Tecnologia da Informação e Comunicação da Namíbia, pelo presidente Hage Geingob.O recorde anterior pertencia a Yacine Oualid, 26, a ministra mais jovem do governo da Argélia. Emma Theofelus também foi nomeada membro da Assembleia Nacional, entre os oito membros que o Presidente da Namíbia está autorizado a nomear. Além de ser a ministra mais jovem de África, Emma Theofilus também se torna a deputada mais jovem da Namíbia.

3 – NGA, Prodígio e Monsta deixam quarentena mais rija com “4 ou 5”

O single “4 Ou 5” de NGA, Prodígio e Monsta foi publicado com videoclipe no canal de YouTube do “Rei da LS”. O single foi o primeiro de uma sequência de vários, publicados ao longo das semanas seguintes, todas as sextas-feiras. A sequência ganhou o nome de #QuarentenaRija.

4 – Morreu Kueno Aionda

O autor e intérprete angolano Kueno Aionda faleceu no dia 19 de março. A notícia surgiu nas redes sociais e foi inicialmente confirmada pelo jornalista e apresentador de TV Cabingano Manuel. O músico de 33 anos estava internado no Hospital Américo Boa Vida, em Luanda.

5 – Joz, Okenio M e LilMac os “Maestros” da Young Family

Maestros foi disponibilizado na última semana de agosto. O álbum colaborativo junta três dos membros do grupo angolano Young Family. Joz, Okenio M e LilMac. Maestros é composto por dez faixas e tem as colaborações vocais de V-Lex, Paulelson, Gianni $tallone, Deivly, Fábio Freitas e MC Cabinda, que é o nome em destaque entre os convidados.

6 – “Tá Baixar” é o novo single de Preto Show

Depois do single “Vai Devagar”, lançado no mês de janeiro com a participação de Anselmo Ralph, Preto Show lançou mais um banger com instrumental produzido por Teo No Beat. O single chegou juntamente com o seu videoclipe.

7 – NGA e Monsta falam da nova mixtape “Massacre d’Novembro”

No dia 14 de novembro saiu a mixtape colaborativa que marcou o regresso de Monsta aos projetos da D.O.P.E. MUZIK. Massacre d’Novembro junta Monsta a NGA, em oito faixas, que contam com as participações de Rhayra, Gutto, Yuri da Cunha, Prodígio, Macaia e Dino d’Santiago.

8 – Soraia Ramos e Calema vencedores dos prémios AFRIMMA

Soraia Ramos e a dupla Calema venceram os prémios de Melhor Artista da África Central e Melhor Lusophone, respetivamente, na 6ª edição dos African Muzik Magazine Awards 2020 (AFRIMMA), realizado em Texas, Estados Unidos da América. “Conseguimos. Estou sem palavras. Melhor Artista de África Central. Obrigada a todos que tornaram este sonho possível. Sem vocês, nada disto seria possível. Amo-vos”, escreveu a artista na sua página no Facebook.

9 – Já está disponível “Novo Messi 2”, de Paulelson

A angolana Latino Records começou em grande o mês de novembro, com o lançamento da nova mixtape de um dos seus prodígios, Paulelson. Novo Messi chegou com 20 faixas, entre elas os singles “Tsunami”, “Tó Fumado (Feat. Uami Ndongadas)” e a sua introdução “Novo Messi 2”, já conhecidos pelo público.

10 – Quem é Adjany Costa, a nova ministra angolana de 30 anos

Angola passou por uma profunda remodelação governamental. João Lourenço, Presidente da República, reduziu o seu executivo de 28 para 21 ministros e nomeou a mais nova ministra da história do país, em abril deste ano. Adjany Costa é o porta-estandarte dessa remodelação do executivo. A jovem bióloga de 30 anos foi assim a mais nova ministra da história política de Angola, depois de assumir o superministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

11 – Como é que se celebra um ano de “Jamaica”? Batendo na minha mãe

Cláudia Simões foi agredida por um agente da Polícia de Segurança Pública, na Amadora, por causa de um passe. Era domingo, Cláudia Simões, a filha e um sobrinho estavam à espera do autocarro para voltarem para casa. Ao entrarem no autocarro, o 163 da Vimeca, aperceberam-se que Vitória, a filha de 8 anos, tinha-se esquecido do passe num outro casaco em casa.

12 – Miguel de Barros: “Vivo num país que não suporta imposição em nome da “libertação” da opressão”

BANTUMEN conversou, via email, com o Sociólogo numa entrevista onde são abordados os desafios colocados ao continente africano, a situação da Guiné-Bissau e a forma como os jovens podem contribuir para o desenvolvimento do continente. 

[Fancy_Facebook_Comments]