Existem no mundo 2.095 pessoas com fortunas pessoas avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Segundo o Business Insider, 614 destes bilionários estão localizados nos Estados Unidos e somente sete são negros.

As sete personalidades negras que fazem parte da lista dos bilionários exercem funções no mundo do entretenimento, moda, investimento e da arte e, de forma direta, criam projetos para ajudar comunidades mundiais carenciadas.

A lista é composta por seis homens e uma única mulher, a apresentadora Oprah Winfrey.

7 – Tyler Perry – 1 Bilião de dólares

Tyler foi o último negro a chegar à lista dos bilionários. O escritor, produtor e ator americano, é responsável por produções que refletem várias experiências vividas por afro-americanos, seja para plataformas de streaming ou para os grandes écrans.

Com o seu estúdio de produção megalómano, Tyler Perry Studios, o artista gerou 1,4 bilhões em renda, antes dos impostos de 2005.

Tyler revelou que este alcance também foi possível por ter aplicado uma estratégia de negócios, a conselho da sua amiga e colega Oprah Winfrey.

6 – Jay Z – 1 Bilião de dólares

Com 51 anos, diz a Forbes que Jay-z lucrou 500 milhões de dólares com os seus 14 álbuns antes dos impostos.

A maior “fatia do bolo” bilionário de Hova são provenientes dos seus empreendimentos comerciais. O rapper fundou a RocaWear e em 2007 vendeu-a para a Iconix Brand Group por 204 milhões. Na lista das suas empresas estão a marca de conhaque D’Ussé e o Tidal, a plataforma de streaming comprada em 2015 por 56 milhões de dólares. O artista possui ainda uma coleção de arte privada no valor de 70 milhões, acções da Uber também de 70 milhões e 50 milhões de USD em investimento imobiliário.

5 – Kanye West – 1.3 Biliões de dólares

Kanye demorou a ser reconhecido como bilionário e, durante algum, tempo o artista manifestou publicamente o seu descontentamento. “Eu mostrei um recibo de $ 890 milhões, e eles ainda não disseram [que sou] bilionário”, disse Kanye publicamente.

Foi em Abril de 2020 que, finalmente, a Forbes declarou oficialmente Kanye West como bilionário. De acordo com a publicação, Ye vale 1,3 bilhões de dólares, feito conseguido por causa da sua marca Yeezy. Contudo, o artista reclama valer pelo menos 3,3 bilhões de dólares.

4 – Michael Jordan – 1.6 Biliões de dólares

Jordan é o ex-atleta profissional mais rico do mundo, embora essa fortuna não advenha do seu salário enquanto jogador dos Bulls. Antes dos impostos, Mike ganhou 1,4 bilhões em patrocínios corporativos quando ainda estava no ativo, a bilheteira do filme Space Jam, 1996, rendeu-lhe 250 milhões USD, mas o que o tornou bilionário foi a linha Air Jordan da Nike, que lhe rende pelo menos 60 milhões de dólares todos os anos. A pareceria data de 1984.

3 – Oprah Winfrey – 2.5 Biliões de dólares

Em terceiro temos Oprah Winfrey, a única mulher na lista que está no top 3 dos black billionaires. A Forbes indica que a apresentadora acumulou uma fortuna de 2.6 milhões de dólares com o seu império no mundo do entretenimento.

Oprah possui 25,5% da sua rede de televisão, a OWN, tendo participação de 8% na WW Internacional e um contrato de criação de conteúdo com a AppleTV+.

2 – David Steward – 3.7 Biliões de dólares

Steward é um empresário americano. Em 1990 fundou uma das maiores empresas provedoras de serviços de tecnologias, a World Wide Technology, tendo gerado 11 bilhões de dólares em vendas.  

1 – Robert F. Smith – 5.2 bilhões de dólares

Robert Smith é engenheiro químico, empresário e investidor. Em 2000 fundou a empresa de investimentos Vista Equity Partners, que é uma das empresas mais bem sucedidas nos EUA, com mais de 46 bilhões de dólares em ativos.

Smith é conhecido por ser um homem filantropo. Em 2017 tornou-se no primeiro afro-americano a assinar com o The Giving Pledge, uma aliança virada para bilionários que prometeram doar a maior parte das suas fortunas.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

[Fancy_Facebook_Comments]