Carlos Injai

Carlos Injai, o campeão guineense que nasceu em Coimbra

Carlos Injai é o primeiro convidado da quarta e nova temporada do BANTUMENPodcasts. O campeão da medalha de ouro da última edição do Abu Dhabi Grand Slam World Tour Jiu-Jitsu, na categoria peso meio-pesado, 85kg, sentou-se com Eddie Pipocas na primeira semana de 2021 e partilhou a sua história desportiva, que começou no futebol.

O campeão nasceu na cidade de Coimbra, Portugal, em 1984, mas compete pela Guiné-Bissau devido às suas origem. Foi ali que os seus pais nasceram e é onde tem ancorada a base do seu ser, enquanto homem e africano.

Carlos começou a treinar Jiu-Jitsu há menos de cinco anos mas sempre esteve ligado ao desporto, mais especificamente ao futebol. Chegou a competir na liga distrital em Portugal, pelo Bobadelense, Sport Luz e Fanhões e em clubes regionais no Reino Unido.

Atualmente a viver em Manchester, no norte de Inglaterra, a sua chegada àquele país, aos 29 anos, foi um choque de realidades. Carlos, filho único, deixou para trás a casa da mãe, os estudos em Engenharia Civil, na Universidade Lusófona, e começou uma nova aventura que mudou por completo a sua vida pessoal e profissional. Num misto de sentimentos agridoce que é a imigração, o lado positivo dessa mudança passa pelo Jiu-Jitsu, a formação em Ciências da Computação e o noivado.

Durante este episódio de podcast, o atleta conta os detalhes sobre como em quatro anos de treino começou a competir e como aprendeu a amarrar o cinturão do quimono evitando castigos.

Para quem não esteve atento ao Abu Dhabi Grand Slam World Tour Jiu-Jitsu, decorreu no início do ano passado na Copper Box Arena, em Londres – que acolheu os Jogos Olímpicos de 2012. O Grand Slam marca também passagem pelas cidades de Moscovo, Tóquio, Los Angeles, Rio de Janeiro e Abu Dhabi.

Apesar de ter três lutas agendadas, Carlos fez apenas duas, devido à desistência de um dos adversários, sendo que o último a enfrentar foi o português Paulo da Conceição, da Portugal Gold Team. Com esta vitória, no ranking da UAEJJF, Injai acaba de conquistar o 35.° lugar a nível mundial, 2.° a nível africano e o 1.° na Guiné-Bissau, representando a academia Lúcio Sérgio Bjj Lifestyle, de Manchester. 

Descobre mais sobre o percurso deste campeão no episódio completo de podcast disponível no YouTube, Soundcloud, Spotify, Anchor, Apple Podcast e Google Podcast.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.