Floating Music Hub

Floating Music Hub na lista dos edifícios que vão moldar o mundo em 2021

O estúdio de música Floating Music Hub, no Mindelo, Cabo Verde, foi distinguido pela CNN Style como um dos “edifícios transformadores” para “moldar o mundo em 2021″.

Conforme reportagem deste órgão, na última década, o grupo de arquitectura e urbanismo NLÉ tem experimentado “maneiras inovadoras de construir de forma rápida e barata sobre a água”.

O auto-denominado Makoko Floating System da empresa, que, segundo a mesma fonte, permite aos construtores locais montar módulos de madeira pré-fabricados em estruturas flutuantes, já foi usado para construir estruturas semelhantes na Nigéria e na Bélgica.

O centro de performance e artes em Cabo Verde destaca-se, como sublinhou o CCN Style, no oceano Atlântico com três estruturas leves que, abrigarão uma sala de performance ao vivo, estúdio de gravação e bar, “demonstrando que a arquitectura flutuante fácil de montar pode oferecer uma alternativa acessível aos espaços culturais tradicionais”.

O Floating Music Hub está numa lista, que inclui outros edifícios como a Biblioteca Far Rockaway, em Nova Iorque (EUA), Centro de Artes Cénicas de Taipei (Taiwan), Aquarela, no Quito (Equador), Hotel Green Solution House (GSH), em Rønne (Dinamarca), Casa da Música Húngara, em Budapeste (Hungria), Casa de Estudantes OurDomain, em Amsterdã (Holanda), Grande Teatro Sunac Guangzhou, em Guangzhou (China).

Em visita ao edifício no início de Dezembro passado, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu que o estúdio flutuante, que está em construção junto à Marina do Mindelo, é um “projecto arquitectónico de referência e que vai colocar São Vicente nos grandes concursos mundiais de arquitectura”

Com o Floating Music Studio pretende-se, segundo o governante, trazer para Cabo Verde grandes artistas mundiais para gravar os seus trabalhos e promover intercâmbios entre artistas locais e internacionais.

A obra teve um atraso de nove meses devido a questões ligadas à covid-19, mas, conforme a empresa que a executa, ela deveria ficar concluída no decorrer do mês de Dezembro e a sua inauguração deve acontecer ainda neste mês de Janeiro.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

nv-author-image

BANTUMEN c/ agências

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.