30 anos, Olhares Sobre o Racismo é um documentário produzido numa parceria conjunta entre a SOS Racismo e a BANTUMEN, a estrear-se no dia 14 de janeiro. Assinado por Eddie Pipocas, Bruno Cabral e Dércio Ferreira, a película expõe as fragilidades de uma sociedade portuguesa, minada pelo racismo ancorado nos diversos pilares sócio-políticos lusitanos.

O filme condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal. Maria Gil, activista cigana, Sinho Baessa da Associação Cavaleiros de São-Brás, Xullaji, músico e engenheiro de som, Jéssica Bruno do Núcleo Anti-Racista de Coimbra, Lúcia Furtado da associação Femafro, entre outras personalidades ativas na luta pela igualdade e equidade social e institucional de pessoas racializadas, participaram no filme.

Com estreia marcada para o dia 14 de janeiro de 2021, às 18h, no ciclo Cinema de Urgência do DocLisboa, no espaço do Padrão dos Descobrimentos, a exibição acontece no âmbito da parceria entre o SOS Racismo e o DocLisboa, inserida numa programação mais extensa que se prolonga até dia 20 de janeiro, com vários filmes que remetem diretamente para uma discussão mais aprofundada da questão racial na sociedade portuguesa.

Além do documentário vir a ser exibido em várias sessões e cidades portuguesas ao longo do ano, com debates em torno da problemático do racismo, vai estar também disponível no canal de YouTube da SOS Racismo, como ferramenta coletiva a ser apropriada e usada como instrumento de debate, mobilização e conscientização.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

[Fancy_Facebook_Comments]