Morreu Bang, um dos maiores “exportadores” da música moçambicana

Adelson Mourinho, mais conhecido por Bang, morreu na madrugada desta segunda-feira, na África do Sul. A causa da morte ainda não foi revelada, mas o agente e produtor de eventos moçambicano estava internado há algumas semanas devido a complicações de saúde do foro digestivo, de acordo com uma publicação da esposa Lizha James.

Nas redes sociais, há cerca de duas semanas, várias personalidades do mundo artístico moçambicano fizeram circular uma angariação de fundos para apoiar a manutenção de Bang nos cuidados intensivos de uma unidade hospitalar sul-africana, cujos custos seriam “elevadíssimos”.

Nas palavras do radialista e amigo Dino Cross, “Bang foi alguém que acreditou muito no hip hop e na música moçambicana, de um modo geral. Ele investiu muito na exportação dos artistas com quem trabalhou e com que as músicas dos seus artistas pudesse passar no maior canal da altura, o Channel O. A partir dessa altura, a música moçambicana passou a ter visibilidade internacional e fez nomes como Lizha James, a sua esposa, a Dama do Bling e deu vida ainda a artistas como o Ziqo, entre outros.”

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.