Tim Teclado Consciente, a app que luta contra o uso de termos racistas

Há um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras preconceituosas, explica a origem dos termos e propõe substituições. O Tim Teclado Consciente é uma ferramenta lançada a 20 novembro de 2020, dia da Consciência Negra no Brasil, e está disponível nas lojas de apps desde o final do mês de dezembro.

O Tim Teclado Consciente alerta quando os termos pejorativos são digitados em tablets e smartphones, evitando que estes sejam replicados em mensagens e redes sociais.

Para usar o teclado, é necessário efectuar o download da ferramenta que está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Assim que o utilizador digitar textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, como o WhatsApp ou Telegram, o TIM Teclado Consciente destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas.

Ao clicar em cima desses termos, aparece uma explicação sobre o porque são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social. Nas imagens de divulgação na App Store, temos por exemplo a utilização de criado-mudo, um termo que surgiu na época da escravatura no Brasil, que representa as pessoas escravizadas, sobretudo jovens e crianças, que ficavam de pé, ao lado da cama, enquanto seguravam itens como copo de água e roupas. Muitos tinham de ficar imóveis por longos períodos. A app sugere assim a substituição do termo por mesa de cabeceira.

“A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos o teclado, uma ação criada pela nossa agência, a HavasPlus, em parceria com académicos e profissionais negros da consultora Vírgula.

Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

Junto com o aplicativo, a empresa também lançou uma campanha digital que divulgará o teclado, principalmente, nas redes sociais. A ação contará com 12 influenciadores negros de diversos segmentos no Brasil.

A TIM é uma empresa que atua no ramo das telecomunicações, onde mais de um terço dos funcionários são pessoas negras e tem como objetivo ampliar essa representatividade, inclusive em cargos de liderança – que atualmente é de 13% em posições de gestão e direção.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola