Novo confinamento adia apresentação de filme “Olhares Sobre o Racismo”

A estreia do documentário 30 Anos, Olhares Sobre o Racismo, produzido pela SOS Racismo em parceria com a BANTUMEN, estava marcada para o dia 14 de janeiro de 2021, mas o novo confinamento decretado pelo governo português acabou por adiar o evento para data ainda a determinar.

O setor cultural tem sido um dos mais afetados com a pandemia e, havendo novo confinamento, as exibições/apresentações em salas de espetáculos são umas das vertentes que primeiramente estão a ser visadas, pelo que, até 30 de janeiro, pelo menos, não estão previstas nenhumas iniciativas desta ordem.

Comunicado do nosso parceiro doclisboa: No seguimento do anúncio das novas medidas restritivas de combate à COVID-19,…

Publiée par SOS Racismo sur Jeudi 14 janvier 2021

O documentário, cuja assinatura ficou à responsabilidade de Eddie Pipocas, Bruno Cabral e Dércio Ferreira, é um filme que tem por base os últimos 30 anos da história portuguesa no capítulo do racismo, tantas vezes branqueado e negado.

O filme condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal. 2020 foi um ano de despertar de consciências, de um trabalho de autoconhecimento, de empoderamento da comunidade negra levada a um nível exponencial que aos poucos e poucos tem mostrado os seus frutos.

Xullaji, músico e engenheiro de som e Maria Gil, activista de etnia cigana, são dois dos nomes que compõe a lista de personalidades ativas e empenhadas que participam no filme e mostram de que forma se faz a sua luta pela igualdade, pela equidade social e institucional de pessoas racializadas.

Este documentário promete ser, além de tudo, um instrumento de estudo, um veículo de informação e de formação que ao penetrar na nossa sociedade rompe com as lacunas das plataformas que ao invés de darem voz, silenciam esta causa que não é apenas um momento, é um movimento!

A nova data para a estreia do filme deverá ser anunciada em breve, em conformidade com as atualizações das normas da Direção Geral de Saúde portuguesa.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Maria Barbosa

Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.