As embaixadoras do Afro Pop do Gana

O Afro Pop (música popular africana) está em voga e tem na sua génese, sobretudo, na parte ocidental de África, uma diversidade rítmica, dependendo do país de produção, e um cruzamento com o hip hop ímpar.

O Gana, um país rico em recursos minerais possuidor de uma das economias mais estáveis do continente africano e profícuo a nível cultural, é uma das maiores nascentes de artistas do Afro Pop atual.

Neste artigo, destacamos algumas das mulheres deste país que têm colocado o estilo no centro da cena musical urbana global.

Gyakie

Filha da lenda ganesa Nana Acheampong, Gyakie lançou a sua carreira em 2019, com “Never Like This”, uma canção de amor sublinhada por batidas pesadas e vocais suaves e que deu o pontapé de saída do seu primeiro álbum, Seed . O EP de cinco faixas cimentou ainda mais a sua popularidade, como artista a manter debaixo de olho, garantindo-lhe uma indicação ao Vodafone Ghana Music Awards (VGMAs).

Freda Rhymz

Freda Rhymz é uma rapper que atraiu a atenção do público pela primeira vez em 2017, quando ganhou a sexta temporada do reality show MTN Hitmaker. Desde então, a Rhymz tem ganho espaço na cena musical do país e em 2020 fez vários lançamentos que a colocaram num mesmo patamar que outros artistas conterrâneos de renome.

Wiyaala Djimba

Wiyaala Djimba já é bastante conhecida a nível internacional e, além da música Afro Pop, Wiyaala também interpreta temas nos estilos Jazz, Afro-Soul, Afro-Techno e muito mais. Em 2019, teve uma digressão bem sucedida pelo Reino Unido, patrocinada pelo Arts Council daquele país, um organismo público sem fins lucrativos de desenvolvimento e investimento artístico.

Ativista pan-africanista, Wiyaala além de excelente interprete é uma líder e coordenou um projeto que juntou artistas femininas de todo o mundo, numa fusão eletrónica de dark techno, ghetto bass, hip-hop, dancehall, reggae e soul.

Sista Afia

A hitmaker de “Weather” demonstrou a sua versatilidade na música com algumas vibrações do Afro Pop acompanhadas pelos seus fortes vocais. Sista Afia foi classificada como a artista feminina do Gana mais ouvida pelo OnePlay Africa, uma plataforma de música que se dedica a promover e apoiar a indústria da música.

Eno Barony

Eno Barony é uma artista em ascensão e que procura oferecer aos seus ouvintes muito mais do que uma boa sonoridade. Recentemente, esteve envolvida numa polémica após o lançamento da música “Ay3 Ka”, onde críticos do seu país reclamam a motivação política por trás da letra, embora Barony tenha negado as acusações.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola