Kouka Ntadi e a redefinição da herança cultural africana

Kouka Ntadi é um pintor franco-congolês, nascido em Paris em 1981, no seio de uma família de artistas. Neto do pintor expressionista Francis Gruber, Kouka é um artista filho do hip hop, que usa também o grafite como veículo da sua arte.

Formado na Escola de Belas Artes de Avignon, no sudeste francês, o pintor interessa-se sobretudo pela essência humana, gerando retratos com uma impressão urbana única numa procura incessante pela sua individualidade e essência enquanto afrodescendente.

Kouka passou por Portugal no fim do ano passado e deixou a sua marca em vários pontos da região da Grande Lisboa. A BANTUMEN aproveitou para o conhecer e perceber a natureza da sua arte.

“Durante mais de dez anos, trabalho à volta de uma figura que criei, uma espécie de mitologia, que é o Guerreiro Bantu. A ideia é recriar as fotografias etnológicas e etnográficas da época da escravatura e mudar a representação dessas imagens para fazer uma espécie de alegoria dos valores africanos, como a solidariedade e a família, e voltar a dar-lhes a nobreza que os distingue”, explica-nos o artista.

França, Congo, África do Sul, Bélgica, Marrocos, Brasil, Portugal, Grécia, Senegal e Rússia são apenas alguns dos países onde inesperadamente, nas ruas, somos interpelados pela intervenção artística e ativista de Kouka.

Em Lisboa, podemos ver os Guerreiros Bantu nas zonas da Graça/Penha de França (miradouro Monte Agudo e igreja da Penha de França, na esquina da rua dos Sapadores, e no Barreiro, na rua Bento Gonçalves.

Clica no play e ouve e vê a entrevista a Kouka Ntadi, através do canal de YouTube da BANTUMEN.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.