Sílvia Nascimento

Sílvia Nascimento, a lady boss por trás do site Mundo Negro

Há cerca de 20 anos, surgiu no Brasil o primeiro meio de comunicação dedicado ao universo da cultura e lifestyle da população negra de terras de Vera Cruz, o Mundo Negro. Sílvia Nascimento está no leme dessa plataforma que gere hoje uma comunidade de mais um milhão de seguidores nas suas diferentes estruturas digitais.

Gestora de projeto, jornalista, produtora de conteúdo multimédia, curadora digital, especializada em questões raciais, Sílvia é uma comunicadora nata que tem como missão a emancipação e empoderamento pessoal e social da comunidade negra no seu país.

Se achamos que ainda hoje plataformas como o Mundo Negro têm um percurso sinuoso para encontrarem o sucesso, imaginem há cerca de 20 anos, numa sociedade marcada pelo racismo sistémico.

“Primeiro tínhamos uma parte de notícias e uma parte de fórum, para podermos desabafar as nossas inquietações, mas depois de um ano ele consolidou-se como um portal de notícias. A chegada das redes sociais mudou bastante [o panorama da Comunicação], para um lado bom e para um lado ruim. O bom é que consegues atingir as pessoas que queres e o ruim é que atinges as pessoas que não queres atingir. A questão do ódio é real”, explica-nos Nascimento.

“A branquitude não tolerava que uma mulher negra dissesse que o país é racista. Então, hackearam várias vezes o site. Havia imagens de pessoas enforcadas ou de bananas no site. Descobriram o endereço da minha casa e enviaram-me bananas para casa tive ameaças à minha integridade física. Mas não desisti, contra a vontade dos meus pais. Eu sou do espírito que quanto mais me ameaçarem, quanto mais me intimidarem mais estão me estimulando”, continuou.

Neste episódio número dois da quarta temporada da #BANTUMENPodcast, Eddie Pipocas esteve à conversa com a empreendedora, para perceber melhor essa luta e como Sílvia tem dirigido a plataforma que serve de inspiração para tantas outras que surgiram entretanto, como por exemplo a BANTUMEN.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.