Graça Machel

Graça Machel vai receber título “Honoris Causa” da Universidade de Leiden

Graça Machel tem desempenhado um papel brilhante como ativista para a proteção dos direitos das mulheres e das crianças em África, tendo conquistado um lugar entre as 100 mulheres mais influentes no continente, o que lhe rendeu o reconhecimento das Nações Unidas e muito recentemente o prémio dedicado à defesa do clima promovido pela revista African Leadership Magazine.

Tal como Mandela em 1999, Graça Machel vai receber o “Doutorado Honorário” da Universidade de Leiden, pelo seu compromisso com os direitos das mulheres e crianças.

O anúncio foi feito pelo reitor da Universidade, Carel Stoker, que utilizou a sua conta do Twitter para anunciar a nomeação de Graça Simbine Machel Mandela.

A entrega do título ocorrerá no dia da Fundação da Universidade, 8 de fevereiro, numa cerimónia online por causa da crise pandémica que se instalou pelo mundo.

A Universidade de Leiden é a mais antiga universidade dos Países Baixos, segundo o Times Higher Education World University Rankings, e uma das melhores da Europa Continental na área das Artes e Humanidades.

A nomeação de Machel foi dada pelo conselho de administração da Leiden Law School, por iniciativa dos professores dos direitos da criança Ton Liefaard e Julia Sloth-Nielsen. “Na sua vida agitada e carreira impressionante, Graça Machel tem sido uma defensora incansável dos direitos das mulheres e crianças em África e além”, explicaram.

O percurso de Graça Machel

Graça Machel é a única mulher que ocupou o cargo de primeira-dama de duas nações.

Antes de se casar com Mandela, Graça Machel foi primeira-dama de Moçambique, quando se casou com o Presidente Samora Machel, em 1975, três meses após a independência do país. Samora Machel morreu num misterioso acidente de avião a 19 de outubro de 1986, em Mbuzini, Montanhas Lebombo, África do Sul.

Graça Machel além de humanitária também exerceu vários cargos políticos,  tendo como destaque o cargo de Ministra da Educação e Cultura em Moçambique por mais de uma década.

 Uma apaixonada confessa pela educação dos jovens, já atuou como especialista em questões infantis para as Nações Unidas

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola