Zito Pires - São Tomé e Principe

Gualala Project quer ensinar crianças santomenses a surfar e a fazer skate

Quantos de nós não teve um sonho que teve de ficar guardado na gaveta por falta de dinheiro ou algum apoio? Para Zito Pires, surfista santomense, nenhum sonho pode ficar por realizar e, muito menos, quando se trata de crianças e da sua felicidade.

Falamos do projecto Gualala Project, um crowdfunding para capacitar as crianças de São Tomé e Principe através do surf e do skateboarding. A angariação foi criada por Zito Pires, que está em Portugal com uma missão: conseguir materiais para dar continuidade a um sonho que tem como grande objetivo proporcionar uma vida mais saudável e feliz a crianças da sua terra natal, São Tomé

“Digo com maior orgulho que sou santomense e pertenço a uma comunidade pequena. Para mim não existe felicidade maior do que ver as crianças do meu bairro, do meu país, todas felizes. Já há alguns anos que venho procurando forma de proporcionar-lhes um futuro melhor. Por isso criei esse projecto, Gualala Project, para de alguma forma poder ajudá-los nas actividades tais como o skate, surf. Para também aumentar a consciência ambiental, limpando as praias.”

Zito conseguiu alcançar a sua missão. Angariou um número considerável de materiais para criar sorrisos na cara dos mais pequenos. Contudo, o transporte e o desalfandegamento dos materiais acarreta custos altos, que Zito não tem como suportar sozinho. Por isso, é importante que o crownfunding se mantenha ativo, para que exista uma maior contribuição a fim de dar continuidade ao projeto, durante esta fase de pandemia.

Zito acrescenta que “como a maioria dessas crianças não tem condições de ir à escola, o projecto também tem como objectivo de ser um papel importante na sua educação (…) Eu acredito que sou capaz e posso fazer a diferença. Dentro das vossas possibilidades, não vos fará falta 1€ ou 2€. Vamos ajudar esta causa e proporcionar mais felicidade no rosto destas crianças, porque eles são o futuro de amanhã.”

Podes clicar abaixo para saberes mais sobre a campanha e para contribuires.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Wilds Gomes

Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos - coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo. Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.