Licínio Januário, um cineasta angolano pioneiro no mercado brasileiro

Licínio Januário é o convidado do novo episódio do BANTUMENPodcast. O ator e diretor falou-nos sobre o serviço de streaming Wolo TV, serviço de streaming com foco em cultura negra e da série de estreia, a comédia “Casa da Vó”. O serviço foi lançado no Natal de 2020 e atraiu uma audiência de mais de 25 mil pessoas em 20 dias.

O cineasta angolano de 29 anos, que nasceu no Bié, em Angola, mas que vive no Brasil há dez anos, chegou à terra do samba com o objetivo de estudar Engenharia Civil mas, no último ano, desistiu do curso para começar a trabalhar como ator, dramaturgo e produtor.

Nessa caminhada, Licínio passou pela Rede Globo, na novela “Segundo sol’, onde contracenou com Adriana Esteves, dando vida à personagem Dominick.

Licínio fundou também o colectivo de teatro intitulado Preto, ao lado de Drayson Menezes, Orlando Caldeira e Sol Menezes, e montou vários espetáculos, entre eles destacam-se o “Será Que Vai Chover”, escrito e dirigido por Lázaro Ramos.

O tema do nosso podcast esteve em torno da sua chegada ao Brasil; a troca da Engenharia Civil para o audiovisual e a sua atual incursão no mundo do streaming através da criação da Wolo TV.

O empreendedor, para conseguir fazer sair do papel a sua ideia de plataforma de divulgação de conteúdo das artes cénicas centrada e dirigida para a comunidade afrodescendente, teve de se reinventar e procurar alternativas à falta de investimento brasileiro no projeto. “A solução no Brasil, quando falamos de capital para empreendedores negros é partir de fora para dentro. Os investidores [estrangeiros] entendem o potencial do audiovisual. Decidimos focar 100% nos investidores de fora do Brasil – e isso deu certo”, explicou numa entrevista à Forbes Brasil.

Assim, a holding dona da Wolo está sediada nos Estados Unidos e a operação brasileira é uma subsidiária, com investidores como a DIMA, empresa de desenvolvimento internacional do Qatar. Esta estratégia de internacionalização da plataforma foi crucial para facilitar os investimentos e facilitar a entrada da Wolo TV noutros mercados além do sul-americano.

Ouve o podcast completo abaixo, no SoundCloud, ou nos serviços de streaming Spotify ou iTunes.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Eddie Pipocas

Minha maior ambição é perpetuar histórias sobre o 🖥