Uganda: 5 artistas eleitos deputados para lutarem pelo bem do país e do povo

As recentes eleições presidenciais e parlamentares no Uganda, realizadas a 14 de janeiro, estiveram envoltas em polémicas e fatos fora do comum.

No país tropical que permite banhos de mar no seu litoral e passeios na neve nas montanhas do Ruwenzori, viu cinco artistas ascenderem a deputados parlamentares eleitos pelo povo ugandês.

Neste sufrágio, Ooforte posicionamento político de pessoas ligadas à cultura nacional é reveladora do descontentamento generalizado entre a classe artística do país, em relação às posições políticas do presidente Yoweri Museveni. Com 76 anos, o chefe de Estado concorreu ao sexto mandato, sendo que já se encontra no poder há cerca de 35 anos.

Os músicos Geoffrey Lutaaya, Hilderman, Mosh Sendi e Rachael Magoola, conquistaram assim assentos políticos, nestas eleições de 14 de janeiro.

Hildaman

Hildaman, cujo nome verdadeiro é Hillary Kiyaga, servirá como deputado  para o distrito eleitoral de Mawokota North. Derrotou a Ministra do Comércio, Indústria e Cooperativas Amelia Kyambadde, que representa a região há uma década. 

Antes da sua vitória, o autor da canção “Abita Ebikutte”, fez campanha sobre a necessidade de dar continuidade aos programas de eletrificação rural e melhorar o acesso à água potável. O artista também anunciou que faria uma pausa na escrita e gravação de música para se concentrar em apoiar e orientar jovens artistas no seu círculo eleitoral.

Lutaaya

Outro membro do parlamento recém-eleito é Lutaaya, que emergiu como o vencedor do eleitorado de Kakuuto, apesar do resultado ter sido altamente contestado. O novo deputado substitui assim Christopher Kalemba, dirigente do Movimento de Resistência Nacional (NRM). 

Com uma carreira musical de mais de duas décadas, resta saber se Lutaaya continuará com o seu papel de líder da banda De New Eagles, que co-fundou com a esposa Irene Namatovu, em 2016.

Rachel Magoola

O membro da Afrigo Band Magoola foi eleita no distrito de Bugweri, tornando-se assim na segunda mulher no parlamento ugandês.

As promessas de campanha de Magoola incluem melhores instalações de saúde, educação de qualidade e apoio para o setor agrícola. Numa entrevista há dois anos, Magoola disse à imprensa local que pretendia usar a música na sua estratégia de lobby em defesa do desenvolvimento.

Mosh Sendi

O apresentador de rádio e músico Mosh Sendi é o novo Conselheiro Juvenil para a região de Makindye East III. O cargo é também decidido nas eleições legislativas e garante um lugar no congresso regional ao seu titular.

Tendo feito uma campanha em que defendia a melhoria da vida social dos jovens naquela região, Sendi prometeu iniciar programas de desenvolvimento para mulheres e jovens, bem como para os setores desportivos e criativos.

Embora o artista não grave nada novo há pelo menos dez anos, apresenta-se regularmente em shows ao vivo.

Kayemba

O agente musical, popularmente conhecido como Solo, foi eleito deputado pelo distrito sul de Bukomansimbi. Além de dirigir artistas, como  Rema Namakula e Chris Evans, também é um agente desportivo com inclinação para o futebol, tendo entre os seus agenciados, jogadores como Emmanuel Okwi, Muhammad Shaban e Joseph Ochaya.

Outros músicos que disputaram várias posições políticas, mas perderam, como é o caso de Jose Chameleone, Ragga Dee, Kato Lubwama, Katongole Omutongole, Dr. Bitone, Victor Kamenyo, Adam Mulwana e Sophie Gombya.

Entretanto, no dia 3 de fevereiro, o DJ Jacob Omutuuze e Mathias Walukagga vão saber se conseguiram ser eleitos nos distritos de Kyengera e Bunamwaya, respetivamente.

De recordar que, o Uganda, mais propriamente a sua capital Kampala, vai acolher os prémios MTV African Music Award, no dia 20 de fevereiro.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, através do email redacao@bantumen.com.

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola