Spotify

Spotify lança playlist para o “Mês da História Negra”

Em de fevereiro celebra-se o mês da História Negra nos Estados Unidos da América e, para assinalar a efeméride, o Spotify, gigante do streaming de música, está a dar destaque às vozes, músicas e criadores da cultura afrodescendente no geral.

Durante estes 28 dias, artistas e criadores selecionados pela gigante do streaming vão estar debaixo dos holofotes para poderem divulgar os seus conteúdos e parcerias aos seus respetivos assinantes e, assim, “ajudar a catapultar o Afrofuturismo em todas as suas dimensões musicais”, como podemos ler no comunicado de imprensa.

Uma das categorias em destaque deste Black History Month é Black to the Future, uma playlist que conta com a curadoria de  Amaarae, artista norte-americana de origens ganesas. 

Outras playlists  incluem Black Lives Matter, dos artistas de jazz americanos Keyon Harrold e do filho Keyon Harrold Jr., bem como a playlist I Love My HBCU do rapper rap 2Chainz.

As playlists Queen, da atriz Keke Palmer, e Black Love Mixtape, dos músicos Lucky Daye e Ari Lennox, também estão no leque dos conteúdos seleccionados.

No Instagram oficial do Spotify, podemos encontrar uma data de conteúdos partilhados relacionados com o projeto.

As Origens do Mês da História Negra

A história do Mês Negro começa em 1915, meio século após a Terceira Emenda, que aboliu a escravatura nos Estados Unidos.

O historiador Carter G. Woodson fundou a Associação para o Estudo da Vida e História Negra (ASNLH), uma organização dedicada  em promover as conquistas dos americanos Negros e outros povos Afro descendentes. 

Desde então, todos os presidentes americanos designaram Fevereiro como o Mês da História Negra e certificaram um tema específico.

Encontre uma lista de reprodução especialmente selecionada no hub Black History Is Now do Spotify .

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola