Ismael The Coach | DR

“A saúde é o novo luxo”, Ismael The Coach

Quem está com frequência ligado às redes sociais já viu ou pelo menos já ouviu falar de Ismael The Coach. Com um físico imponente e uma energia arrebatadora, Ismael é um personal trainer (PT) que tem ganho cada vez mais espaço, relevância e credibilidade entre a comunidade, resultado de um intensivo trabalho de cinco anos.

“O meu propósito, é deixar um legado de contribuição e liderança, então, fiz da minha missão ajudar pessoas a enfrentar a vida com confiança, amor próprio e repleto de resultados positivos”, explica-nos.

Quisemos saber e conhecer mais sobre o Coach, aprofundar o porquê de afirmar que “a saúde é o novo luxo” e por isso, convidámo-lo para a entrevista que irão ler de seguida.

Qual foi o processo de transformação que mais te marcou enquanto PT?

Sem dúvida foi a minha própria transformação. Foi mais um processo de evolução pessoal e profissional. Tive ao longo desse processo momentos muito complicados que desafiaram até mesmo a percepção da minha identidade. Hoje sou muito grato por esse processo. 

A tua receita económica e o teu sustento estão 100% assentes no teu trabalho como PT?

A minha receita está certamente associada ao negócio que estou a conduzir. Depois há ganhos que provêm de parcerias mas contribuem muito pouco. Tenho o negócio estruturado de tal forma que todos os meses recebo o mesmo ordenado independentemente de faturar mais ou nenos. De resto, certifico-me que tenho diversos veículos de investimentos.

Achas que o teu trabalho pode ser substituído pelo trabalho de um nutricionista?

Não, pois as funções são distintas. Eu estou qualificado e preparado para apoiar o desenvolvimento de um cliente através de exercício físico. Seja o objetivo ganho de massa (hipertrofia) ou força muscular, perda de peso ou emagrecimento. Este campo está intimamente ligado à nutrição. Eu tenho algumas bases de nutrição por ter feito alguns cursos mas não tenho a mesma preparação que a de um nutricionista. Da mesma forma, um nutricionista não tem a mesma preparação que eu. A menos que tenha essa qualificação, claro. 

Onde e como adquiriste os teus conhecimentos?

Completei primeiro um curso de Personal Trainer Nível 3, em Londres, Reino Unido. Mas estava verdinho, sabia pouco. Aprendi mais com a experiência, com colegas mais experientes e estudo de pesquisas feitas por outros profissionais. Mais tarde decidi que necessitava de bases científicas. Completei outros cursos como Olympic Lifting e Sports Nutrition.

O que pedem mais os teus alunos?

Na sua maioria pedem uma transformação fí­sica, tipo perda de peso ou emagrecimento mas, naturalmente, verificamos juntos que existe um trabalho a ser feito a nível mental: falta de motivação, clareza e inteligência emocional. E coisas mais profundas como propósito de vida. Aí entra a minha abordagem de Mindset Coach.

Que recursos tens à tua disposição?

Na verdade eu não sou One Man Show. Tenho uma fantástica equipa de quatro pessoas a trabalhar comigo: mma excelente nutricionista, a Dra. Magda Roma; a Ana encarrega-se da satisfação dos clientes através de uma comunicação exemplar e a Muriela, que assegura que as pessoas deste empreendimento estão nos seus devidos lugares.

Inspiras-te em alguém?

Diferentes pessoas inspiram-me de maneiras diferentes. Primeiro, os meus pais. Inspiro-me pela tenacidade e carácter deles.
Depois pessoas que, de diferentes formas, inspiram-me pelo seu trabalho, conquistas ou abordagem na vida.
Para dar o exemplo de uma figura mediática, o lendário Kobe Bryant e a sua Mamba Mentality. Abraço e sigo essa filosofia de excelência. 

Qual a mais valia do teu trabalho?

Acredito que adiciono valor de duas formas. As pessoas que ajudo diretamente através dos meus serviços e outros que se inspiram naquilo que eu faço, a energia que trago e capacidade de acreditar.

Como é que a pandemia redefiniu os teus métodos de trabalho?

Tive de me adaptar rapidamente. Foi mais fácil para mim porque já tinha alguns clientes online mas, com o crescimento do meu trabalho, tive de contratar outras pessoas para trabalhar comigo.

É possível um PT ganhar dinheiro online?

Sim, o meu trabalho é feito todo online. Mas temos de pensar mais além do que ser apenas um PT, senão limitamo-nos. Temos de olhar para a estrutura do negócio e não um hustle [desenrascanço]. Essa é a minha perspetiva.

Que maiores dificuldades sentiste no iní­cio da pandemia?

Ter equilí­brio entre a parte profissional e pessoal. Mas julgo que tenho-me saí­do bem.

Apontas alguma diferença nos teus alunos antes e depois da pandemia? O que é que mudou nas pessoas?

Sinto que eles conseguem olhar mais para dentro de si. A pandemia trouxe essa prenda. Com tempo de sobra as pessoas começaram a importar-se mais com a saúde. Algumas têm tido mais ansiedade e sintomas parecidos, mas ao mesmo tempo existe maior consciência de que é possível viver uma vida melhor através da saúde. 

Achas que o teu trabalho é essencial a nível de saúde mental? Porquê?

A Saúde é o novo luxo! Esta é a mensagem que eu tento passar diariamente a todos.  O meu trabalho tem duas vertentes. A parte física, pois está comprovado que a atividade física ajuda a combater os sintomas de doenças mentais. 

Depois tem a parte diretamente ligada com a mente. O Mindset Coaching onde ajudo as pessoas a livrarem-se de certos bloqueios e terem melhores resultados na vida. 

Através da minha mentoria de desenvolvimento pessoal. As pessoas procuram-me quando se sentem estagnadas e precisam de sair da sua zona de conforto, não têm clareza de objetivos e querem lidar melhor com as suas emoções.

Quais as tuas ambições e onde queres chegar?

O projeto mais ambicioso que tenho agora é montar uma academia. Uma academia onde existe a verdadeira transformação em todas as áreas da vida. A ideia é que as pessoas alcancem um nível de excelência através de um programa estruturado para tal. Estou a trabalhar com outros profissionais mas não posso avançar com mais detalhes por agora.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Maria Barbosa

Irrequieta, consciente e com muita sede de aprender! Encontrei na liberdade criativa da BANTUMEN uma das minhas mais valiosas oportunidades de mudar o mundo.