“Mudança”, Katar Moreira e Bungué, apresentado no Berlinale ’21

Mudança, filme da deputada Joacine Katar Moreira e do ator e realizador Welket Bungué, acaba de ser selecionado na 71ª edição do Berninale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim. A curta será apresentada na secção Forum Expanded, na semana de 1 a 5 de março e 9 a 20 de junho.

O anúncio foi feito a partir da página oficial do Instagram do ator e realizador Welket Bungué, onde manifestou a sua satisfação e gratificação a todos os que estiveram envolvidos na curta.

Mudança foi possível com a reunião de pessoas muito especiais, e por isso devo um agradecimento especial a cada uma delas. Ainda estou a pensar o que significa estarmos selecionados para esta edição da Berlinale, o quanto isso prestigia o nosso trabalho. Vejo a Berlinale enquanto espaço de divulgação de filmes, mas também de discussão de temas prementes como a liberdade humana e artística na contemporaneidade.”, escreveu Welket.

A curta foi apresentada online no dia 28 de setembro de 2020, e trata-se de um filme que traz consigo uma proposta visual digital com recurso às pinturas do artista plástico Nú Barreto e uma plasticidade textual.

O filme, além de proporcionar o encontro entre duas figuras de mundos diferentes, questiona também qual é a essência dos ofícios de Welket Bungué e Joacine Katar Moreira, fazendo “ressoar um inesperado paradigma de revolução iminente”.

Não é a primeira vez que Welket tem o seu nome no Berlinale. O ator e realizador já viu três filmes em que participou como ator a serem selecionados no festival internacional de cinema: Cartas de Guerra, de 2016, “Joaquim” em 2017, Berlin Alexanderplatz, em 2020, e agora Mudança, em que participou também como realizador.

“Há coisas inexplicáveis, mas a sensação é muito boa”, disse Welket sobre a apresentação.

O Berlinale é um festival internacional de cinema que acontece anualmente na capital alemã. O evento do Urso de Ouro já vai na sua 71ª edição e já viu desfilar os maiores e aclamados sucessos do mundo do cinema como Todos os Mortos, um dos 19 filmes estreados no ano passado.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Bruno Dinis

1 thought on ““Mudança”, Katar Moreira e Bungué, apresentado no Berlinale ’21”

  1. Pingback: Os artigos mais clicados da semana | 7 a 13 Fev | BANTUMEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *