Fela Kuti | DR

Fela Kuti nomeado para o Rock & Roll Hall of Fame 2021

O pai do afrobeat, Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kut, mais conhecido por Fela Kuti, acaba de ser homenageado com uma indicação para o Rock & Roll Hall of Fame 2021.

O falecido músico nigeriano poderá assim ter a sua história registada no museu Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de 16 artistas internacionais como Jay-Z, Tina Turner, Chaka Khan, LL Cool J, Mary Wilson (Supremes) Mary J. Blige, entre outros, também nomeados na edição do evento de 2021.

“Esta votação notável reflete a diversidade e profundidade dos artistas e da música que o Rock & Roll Hall of Fame celebra. Estes indicados deixaram um impacto indelével na paisagem sonora do mundo e influenciaram inúmeros artistas que os seguiram ”, disse John Skyles, presidente da Fundação Rock & Roll Hall of Fame no anúncio dos indicados, nesta quarta-feira.

Para vários artistas, esta não é a primeira vez que vêem os seus nomes indicados. É a sexta nomeação paraLL Cool J, a terceira para Chaka Khan, Rage Against The Machine e Todd Rundgren, e a segunda para Kate Bush, Devo, the New York Dolls e Carole Rei.

Fela Kuti, que morreu em 1997, é indiscutivelmente a exportação musical mais famosa de África. Tem no seu repertório o lançamento de vários álbuns, que definiram uma era, e foi um iconoclasta pan-africanista  destemido.

O seu estilo musical é conotado com uma mistura de jazz, funk, highlife ganês, rock psicodélico, cantos e ritmos tradicionais da África Ocidental.

O seu legado foi perpetuado globalmente na literatura, teatro, no festival anual Felabration, que é uma celebração anual organizada pela sua família.

O júri, composto por mais de mil profissionais da música, decidirá entre os indicados ao Rock Hall of Fame que serão efetivamente empossados. O público também está convidado a votar, até 30 de abril, no site da instituição. Os resultados finais serão divulgados em maio e a cerimónia de posse está marcada para o outono em Cleveland, Ohio.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola