Filme sobre os 30 anos de luta antirracista em Portugal vai finalmente estrear-se neste sábado

Manifestação Contra o Racismo

A estreia do primeiro documentário realizado em parceria entre a BANTUMEN e a SOS Racismo vai acontecer às 21h (horário de Portugal) no dia 20 de fevereiro, depois da apresentação física ter sido adiada por conta do segundo confinamento decretado em Portugal, no dia 15 de janeiro.

O lançamento de 30 Anos, Olhares Sobre o Racismo vai acontecer exclusivamente online, através do canal de YouTube da associação SOS Racismo.

Ainda no mesmo dia, acontece um webinar, que será uma conversa conduzida pela jornalista Paula Cardoso e as participações de Mamadou Ba, equipa de realização do filme, Guiomar Sousa, Neusa Pedro e o humorista Carlos Pereira. O evento acontece às 17, também através do YouTube da SOS Racismo.

Assinado por Eddie Pipocas, co-fundador da BANTUMEN, e pelos realizadores Bruno Moraes Cabral e Dércio Tomás Ferreira, a película expõe as fragilidades de uma sociedade portuguesa minada pelo racismo ancorado nos diversos pilares sócio-políticos lusitanos, através dos testemunhos.

Várias figuras da mobilização social e política, que refletem a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal, deram o seu contributo. Maria Gil, activista cigana, Sinho Baessa da Associação Cavaleiros de São-Brás, Xullaji, músico e engenheiro de som, Jéssica Bruno do Núcleo Anti-Racista de Coimbra, Lúcia Furtado da associação Femafro, entre outras personalidades ativas na luta pela igualdade e equidade social e institucional de pessoas racializadas, participaram no filme.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.