Yacin Lopes

Ya Sin, do backstage da moda para o frontstage da música

Ya Sin assina bem a morfose da simbiose “moda-música”, em Work it. É a sua estreia como cantor e este é o primeiro single de um projeto que deverá chamar-se August Rush.

A música foi produzida por Nelsoniq, gravado, misturada e masterizada no estúdio Noiz por Tayob Juskow.

Work it é um RnB com uma sonoridade nostálgica, que navega entre “background sextape music and miss my ex hours“, aborda a história de um relacionamento amoroso moderno e os seus ciclos viciosos.

Sentir este trabalho é sem dúvida apreciar os frames do videoclipe, a fotografia, a estética, a indumentária, a modelo… E a curiosidade, é que não foi um vídeo idealizado à priori. Foi direcionado por Ya Sin, gravado e editado por Frederico Teles, que tão romanticamente captou; mas as cenas entre o estilista e a modelo Laniyca, surgem de imagens aleatórias aquando do verão, a trabalhar no estúdio da Dandy Block, o seu “habitat”, como refere Ya Sin.

Portanto, o video aconteceu de uma forma muito orgânica, realista, em que só depois no decorrer dos dias de trabalho, Ya Sin adaptou na story, no guião, para os visuals da música.

O artista afirma que Hip Hop e R&B são as suas referências, o estilo mais vintage foi o que encaixou neste trabalho, mas está aberto para outras inspirações ou linhas artísticas.

Ya Sin, é Yacin Lopes de 23 anos, natural de Cabo Verde – diz ser o primeiro Yacin registado na ilha de São Vicente – e que cedo emigrou para Portugal. Hoje residente na Amadora, periferia de Lisboa.

O junior designer de street wear, freelance stylist e modelo já é conhecido da equipa da BANTUMEN, por ter estado envolvido, com as suas diferentes valências, no processo criativo e lançamento das tshirts da revista com a marca Dandy Block.

Com a experiência que tem vindo a adquirir em projectos de design e eventos de moda, somando a sua paixão pela música, o artista diz esperançosamente, querer apresentar mais e melhor do seu potencial artístico.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Janeth Tavares

Noiva da Palavra. Sou da moda antiga, escrevo-lhe cartas de amor com a luz: fotográfo; para dar valor e fazer valer cada frame da minha vida. Da Medicina Chinesa fui para Jornalismo, tudo a ver. A ver com a mescla que me assiste ou não fosse eu uma criola. Faço muitas coisas, que estrapulam este limite de palavras, mas isso pouco interessa, se não para me indagar no meu propósito. Acredito que valemos mais pelo que somos do que pelo que fazemos. E sim falo de nós. Amo nós de nós. E falando de nós, falo de mim.