Rotary Portugal

Rotary Portugal lança crowdfunding para enviar ajuda humanitária para Moçambique

Já dura há mais de três anos a violência armada em Cabo Delgado, em Moçambique, o que está a provocar uma crise humanitária com cerca de duas mil mortes e mais de 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos e concentrando-se sobretudo na área da capital provincial, Pemba.

A crise humanitária continua a escalar e a Rotary Portugal, em parceria com o Rotary Club de Maputo, está a organizar o envio de um contentor com ajuda humanitária para o campo de refugiados de Metuge – Pemba. Para garantir o transporte dos bens recolhidos, criou um crowdfunding na plataforma GoFundMe.

“A situação é desesperante e não pode esbarrar na nossa indiferença”, escreve a organização na página da sua campanha. Adiantam que se estima estarem concentrados em Pemba, no nordeste de Moçambique, mais de 500 mil refugiados, “vítimas do terrorismo, COVID, furacão Eloise e consequente surto de cólera”.
O contentor procura levar até ao campo de refugiados de Metuge bens de primeira necessidade como produtos alimentares, produtos de higiene, vestuário e ainda utensílios de cozinha e artigos para a instalação de abrigos.

Os fundos recolhidos através da campanha, esclarecem, “destinam-se a cobrir os custos de transporte do contentor e quaisquer contribuições adicionais serão direcionadas para a compra de mais bens para envio”. A organização espera reunir 1500 euros.

Rotary International é uma associação de clubes de serviços com o objetivo de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível global. É uma organização sem fins lucrativos, que conta também com uma rede global de profissionais e líderes comunitários. Com mais de 1.2 mil milhões de voluntários em mais de 35.000 clubes, com presença em mais de 200 países e territórios.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.