Cabo Verde Digital lança novo programa de incubação e financiamento

A Cabo Verde Digital abriu no dia 22 de fevereiro as inscrições para a segunda edição do programa de pré-incubação e financiamento – Bolsa Cabo Verde Digital (BCVD). São mais de 25 vagas para esta 2ª edição, que beneficiará até dois empreendedores por equipa, com soluções inovadoras, em áreas como a Agricultura, a Cultura, o Impacto Social, a Educação, a Energia, o Meio Ambiente, a Mobilidade, a Saúde, a Segurança, a Transparência e Gestão Pública, o Turismo, o Comércio, o Urbanismo, e que utilize as tecnologias como instrumento principal nas operações.

O Programa BCVD visa apoiar até 100 jovens, incentivando à constituição de 50 tech Startups por ano, com Bolsas no valor de 60 mil escudos cabo-verdianos (o equivalente a 500 euros) por equipa, com dois empreendedores, oferecendo, igualmente, um programa de pré-incubação e acompanhamento técnico, por organizações parceiras de relevância a nível nacional e internacional.

A 1ª edição, que arrancou em setembro de 2020, contou com a participação de 33 projetos, 50 empreendedores, uma rede com sete entidades parceiras, envolvendo mais de 54 mentores, especialistas de tecnologia e de negócios. Foram ministradas mais de 170 horas de capacitação em matéria de tecnologia, negócio e empreendedorismo, significando um investimento de mais de 9 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 82 mil euros).

A materialização da Bolsa Cabo Verde Digital dá-se através do estabelecimento de parcerias institucionais com um conjunto de organizações, formalmente comprometidas em construir uma rede de cooperação com os promotores do ecossistema. São elas o Fundo de Promoção ao Emprego e Formação e a Pro-Empresa (os promotores do programa), a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Jean Piaget, a Universidade de Santiago, a Universidade do Mindelo, o NOSi, o Grupo CVT/CVM, a Unitel T+, a Djassi Africa a StartUp Portugal. Nesta segunda edição aliaram-se ao programa a Página Amarelas e Fundação Smart City Cabo Verde.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.