“EPiderme”, novo álbum de NBC já está disponível

NBC

EPiderme é o novo projeto musical de NBC, que já está disponível em todas as plataformas de streaming. Neste álbum, NBC conta a estória que Timóteo de Deus Tiny escreveu com papel e caneta, dentro de quatro paredes, quando ainda vivíamos o primeiro confinamento. O artista imaginou aquele que seria, provavelmente, o seu trabalho mais cru, com sentimentos concretos e de linguagem extremamente simples.

Sem ter divulgado, novo projeto ou divulgado músicas promocionais, NBC oferece-nos a possibilidade de descobrir com um toque de surpresa EPiderme. “Os temas à flor da pele, como faz sentido, ganham corpo pela transparência e pela fragilidade do que canta. Quis aproximar-se mais das pessoas, numa altura em que parecemos todos distantes. E foi assim mesmo que construiu o alinhamento. Sozinho, criou, produziu e tocou todos os instrumentos, de forma inédita, porque afinal “toda a gente pode ser tudo”. E a ordem das canções espelha isso também: desde a canção quase rascunho à canção mais elaborada, pronta para ser ouvida em qualquer sistema de som. Deixou os samples e as rimas na prateleira e aventurou-se num blues que nos vai tocar no coração, profundamente”, podemos ler no comunicado enviado à nossa redação.

Durante o ano de 2020, NBC projetou este EP sem imaginar que, por esta altura, Portugal estivesse novamente em pausa. Este é também o segundo EP do músico, já que em 2013 havia lançado “EPidemia”. O paralelismo não é inocente, nem mesmo o lettering. Visionário novamente, as canções de outrora ganham agora corpo num disco muito mais introspectivo e menos reivindicativo.   

Mais de quatro anos depois da edição do último disco, as surpresas não se ficam pelo facto de não ouvirmos o NBC do hip-hop (ainda que essa génese esteja sempre lá). Há também um cover acústico do tema vencedor do Festival da Canção 2020, com “Medo de Sentir (Tudo Sobre Mim)” a ganhar  um novo intérprete e uma outra dimensão, e também o regresso aos temas bilíngues. Nada que NBC já não nos tenha habituado nas suas serenatas à janela das redes sociais, mas aqui tem um sabor diferente. Afinal vai ficar para a eternidade de um repertório.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.