Troglobio

Troglobio foi o convidado de Yuran Tinta na live “Conexão Cultural”

Daniel Edgar Lufupa, conhecido no movimento Hip Hop como Troglobio Mc, nasceu em Angola, na província do Huambo, e reside no Brasil há dez anos. No último direto no Instagram da rubrica “Conexão Cultural”, o artista falou com Yuran Tinta sobre a sua trajetória na música no Brasil e fortalecimento da comunidade negra em São Paulo. 

O seu início no rap deu-se no coletivo Biblioteca de Rimas, em 2005 em Luanda. O projeto juntava alguns amigos para rimarem sobre as suas vivências. “Andávamos com dicionários porque, na época, quem tinha a gramática menos rasa era o melhor, então eu não fugia disso”, explicou.

Em 2009, com a sua chegada ao Brasil, decidiu seguir a carreira a solo, produzindo os próprios instrumentais e assim continuar a sua arte. Até agora, Troglobio conta com quatro projetos, todos lançados digitalmente. Em 2012, o rapper participou no popular remix da música angolana “Fuba”, produzido por Dj Richelly.

Sobre a comunidade negra em São Paulo, onde vive, Troglobio contou a Yuran Tinta que “ainda precisamos de mais união entre nós e que a correria da Metrópole Paulistana atrapalha os planos de estarmos mais unidos”. 

Apesar das barreiras com que vai esbarrando, o artista acredita na força cultural da comunidade e por isso “movimentar projetos e fazer música para levar uma mensagem de positividade” é quase como um dever que sente, explicou.

Troglobio juntou-se ao Mascote do AV para lançarem o single “Sotaque” que é um daqueles sons que fala sobre ser rapper estrangeiro, africano, negro e residente no Brasil e suas dificuldades de entrar non mercado do rap brasileiro não sendo um brasileiro.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.