A polémica vitória de Matheus Nicolau sobre o angolano Manel Kape

A surpresa foi unânime. O peso-leve brasileiro Matheus Nicolau foi declarado vencedor do combate deste sábado contra o luso-angolano Manel Kape, depois de ter sido claramente superior no primeiro round e de ter acusado cansaço nos dois seguintes.

Praticamente três anos depois de ter sido suspenso do UFC, Nicolau voltou ao ringue com uma apertada vitória (29-28, 28-29 e 29-28) decidida pelos juízes.

Manel Kape mostra surpresa com a derrota para Matheus Nicolau no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

No primeiro tempo, Nicolau derrubou Kape junto à grade, ficando na guarda do angolano. Com velocidade, o brasileiro encaixou uma guilhotina, mas Kape conseguiu livrar-se do golpe. Nicolau mais uma vez levou a luta para o chão, ficando por cima do rival. Muito agressivo, o brasileiro atacou o angolano com socos e cotoveladas até o intervalo. 

Matheus Nicolau conecta um chute baixo em Manel Kape no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

Já no segundo round, Kape deu a volta e, mais agressivo, conseguiu evitar ir para o chão com o brasileiro e sempre no ataque. Já desgastado, o brasileiro viu as suas tentativas de partir para a luta agarrada frustradas por Kape. 

Manel Kape acerta uma joelhada de encontro em Matheus Nicolau no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

No terceiro tempo, angolano manteve a luta com superioridade, enquanto Matheus Nicolau tentava levar o adversário para o chão. Kape evitava entrar no jogo e mantinha o duelo em pé. Na segunda metade do round, Nicolau conseguiu atingir Kape com um kick na perna. O angolano ainda acertou com uma joelhada no brasileiro, que respondeu com uma cotovelada giratória nos segundos finais.

A vitória decretada pelos juízes foi uma surpresa para todos, inclusive para Kape, como se pode ver pela sua reação nas fotografias. No Twitter, o atleta agradeceu ironicamente aos juízes que atribuíram o resultado.

Manel Kape nasceu em Luanda em 1993 e é ex-campeão do RIZIN (Rizin Fighting Federation), uma organização japonesa de artes marciais mistas criada em 2015, pelo ex-presidente do Pride Fighting Championships e Dream Stage Entertainment, Nobuyuki Sakakibara.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.