Judas and the Black Messiah

“Judas e o Messias Negro” é o primeiro com apenas produtores negros indicado ao Óscar de Melhor Filme

Judas e o Messias Negro está na corrida para o Óscar de Melhor Filme, tornando-se no primeiro filme produzido apenas por produtores negros a receber essa indicação. A trama revisita o assassinato do ativista dos direitos humanos Fred Hampton, que terá sido orquestrado pelo FBI em 1969.

Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler são os “super produtores” por trás do filme.

Além dessa nomeação, o filme está também indicado para as categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Secundário com dois atores nomeados, Daniel Kaluuya e LaKeith Stanfield.

Daniel Kaluuya é a estrela do filme e interpreta o papel do líder dos Panteras Negras, o lendário e carismático Fred Hampton, cujo movimento foi infiltrado pelo FBI e pelo informante William O’Neal.

De relembrar que, o ativismo de Fred Hampton, que inspirou uma geração de outros ativistas, acabou com o seu assassinado por um polícia, em 1969, aos 21 anos, enquanto dormia ao lado da esposa grávida.

Os vencedores serão anunciados na cerimónia dos Óscares a 25 de abril, que será transmitido ao vivo pela ABC às 17h PT.

O FBI nunca assumiu o seu envolvimento no assassinato de Fred Hampton. Quando foi morto pela polícia de Chicago, Hampton tinha apenas 21 anos e já era líder dos Panteras Negras.

Embora esteja no centro da ação, Hampton é visto no filme pelos olhos de William O’Neal, o homem que o traiu. O’Neal é apresentado aqui como o informante pago pelo FBI para se infiltrar na organização Panteras Negras e ajudar a planear o ataque.

Na época, o FBI era conduzido por J. Edgar Hoover, que temia a ascensão de um “messias negro”.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola