Neemias Queta | DR

“Gigante” Neemias Queta a dois passos da NBA

Neemias Queta Barbosa, “Quetão” para os amigos, pode estar muito perto de realizar o sonho de qualquer jogador de basquetebol, que é como quem diz, jogar na NBA.

Com 21 anos e 2,11 metros de altura, o português, de origens guineenses e natural do Barreiro, foi para os Estados Unidos em 2018 com uma bolsa e, desde então, tem brilhado no campeonato universitário. O desempenho do poste nos Utah State Aggies tem atraído o interesse de gigantes da NBA.

Segundo o Hoops Hype Canada, os Toronto Raptors têm assistido in loco a vários encontros dos Aggies esta temporada, no sentido de observar o jogador português que alcançou médias de 15.1 pontos, 10 ressaltos e 3,2 desarmes de lançamento.

Apesar da sua equipa ter sido afastada na primeira ronda da fase final do campeonato norte-americano universitário (NCAA), ao perder com o Texas Tech por 65-53, e com uma enorme prestação defensiva de Neemias, o jogador poderá este ano entrar no draft da NBA.

Queta nasceu em Lisboa, Portugal, filho de pais guineenses. Começou o seu percurso no basquetebol no Barreirense aos dez anos, tendo depois jogado pelo Benfica, apenas dois jogos, na temporada 2017-18. Entretanto, rumou para os EUA, e tem tido exibições que o colocam a um passo de ser o primeiro português a ingressar na NBA, depois de Betinho ter ido ao draft em 2007.

De recordar que, na categoria feminina, WNBA, a luso-descendente Ticha Penicheiro foi a primeira atleta portuguesa a chegar ao campeonato norte-americano de basquetebol, tendo conseguido a proeza de se tornar numa das 15 melhores jogadoras de sempre.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola