Os artigos mais clicados da semana | 14 a 20 mar

O lançamento do animé sobre a vida do samurai africano, de origens moçambicanas, na Netflix, foi o artigo mais lido na BANTUMEN de 14 a 20 de março. No mesmo ranking semana, segue-se a notícia do primeiro Grammy de Burna Boy; a nossa entrevista ao DJ Danni Gato; o lançamento de um videoclipe póstumo de Mota Jr e a entrevista ao cantor Mr Walter.

1 – “Yasuke”, animé sobre samurai moçambicano, chega à Netflix em abril

“Yasuke” é o primeiro animé japonês protagonizado por um samurai africano que, de acordo com a história, é de origens moçambicanas, e ambientado numa realidade alternativa. Com Lakeith Stanfield no papel principal, a produção chega à Netflix no dia 29 de abril com seis episódios.

2 – Finalmente, Burna Boy leva o primeiro Grammy

Twice As Tall é o Melhor Álbum de Música Global nos Grammy 2021 e Burna Boy passa a fazer parte da restrita lista de africanos a receber o prémio, depois de Cesária Évora, Sikiru Adepoju e Angelique Kidjó.

A gala de premiação da 63ª edição dos Grammy aconteceu na noite deste domingo e Burna Boy finalmente levou para casa o tão desejado prémio na categoria de Melhor Álbum de Música Global.

3 – “Djabaté” é um reflexo de amor de Danni Gato pela Guiné Bissau

Depois de Danni Gato ter lançado “Djabaté“, que já conta neste momento com mais de 50 mil visualizações no YouTube, quisemos conhecer um pouco mais sobre o processo criativo por trás da faixa, que o levou o artista até terra de Titina Silá, pela segunda vez.

Danni Gato esteve pela primeira vez na Guiné-Bissau, no final de 2020, para tocar na passagem de ano, juntamente com outros DJs, na capital. Bissau é o que agora alguns apelidam da nova capital do Afrohouse e Afrobeat.

4 – Videoclipe póstumo assinala um ano da morte de Mota Jr

David Mota, conhecido como Mota Jr, foi brutalmente assassinado há um ano. A data foi simbolicamente assinalada com um novo videoclipe no seu canal de YouTube.

Numa homenagem póstuma, a música “Saudades”, de 2018, voltou a ganhar vida na plataforma de streaming, através da publicação do respetivo tratamento visual. A música faz parte da mixtape Street Nha Passaport e conta com um beat de Mini D. O vídeo foi filmado e editado por Mji Ssp.

5 – “Com ou sem pandemia, o meu trabalho vai sair”, Mr Walter

Mr Walter está em estúdio a terminar o EP, C’est la Vie, um projeto de música que foi idealizado durante estes tempos conturbados que todos vivemos atualmente, devido à pandemia.

Para contextualizar, Mr. Walter nasceu em Portugal, filho de pais cabo-verdianos, e foi viver para França com a família, quando tinha três anos. A sua ligação com a música é sanguínea. Além de outros familiares, um dos tios fez parte do icónico grupo musical Cabo Verde Show, com mais de 40 anos de existência.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.