YouTube Shorts

YouTube Shorts, o novo concorrente do TikTok

O YouTube acaba de lançar uma nova ferramenta que pode bater de frente com o Tik Tok. O YouTube Shorts já está disponível nos EUA, em versão beta, e é uma nova experiência de vídeo para criadores e artistas que desejam gravar vídeos curtos e cativantes usando apenas os smartphones.

Tal qual o Tik Tok, os Shorts do YouTube permitem que os utilizadores juntem trechos de vídeos, adicionem música e outros widgets. A plataforma quer ainda destacar o Shorts como plataforma, oferecendo um novo recurso de remixagem.

Disponível primeiro nos Estados Unidos, o YouTube Shorts passou por uma fase de testes na Índia, onde o TikTok foi banido, tornando o mercado indiano favorável para a rápida expansão da plataforma.

Lembrando que no ano passado o Facebook aproveitou o confinamento e o crescente número de criadores de short videos nas redes sociais para acelerar o lançamento do Reels – como mais um recurso concorrente do TikTok. Enquanto isso, o Reddit adquiriu outra plataforma de vídeo de formato curto, chamada Dubsmash.

A grande diferença do Shorts é que o utilizador vai poder dar o seu próprio toque criativo ao conteúdo que assistir no YouTube, ficando ao critério de cada autor autorizar que os seus vídeos sejam remixados ou não.

Há muito mais por vir e, nas próximas semanas e meses, a empresa promete continuar a lançar mais ferramentas criativas e atualizações no Shorts.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.


TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola