YouTube

YouTube domina a cena streaming global, ficando à frente do Spotify

Nos últimos tempos, o streaming de vídeo ocupou o centro da vida das pessoas em busca de entretenimento e distração e, durante a pandemia de COVID-19, foram amplificadas as formas de audição de áudio, especialmente podcasts e streaming de música.

De acordo com um relatório publicado recentemente pela empresa de pesquisas YouGov, não é o Spotify mas sim o YouTube a liderar os números de streaming a nível global.

O relatório espelha dados baseados em entrevistas com adultos a partir dos 18 anos, nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Índia. O estudo ampliou os dados para o grupo demográfico de 18 a 34 anos, sendo que são os maiores consumidores de YouTube e Spotify, com 53% e 45%, respectivamente.

O consumo de música em França reflete o comportamento do consumidor nos Estados Unidos, com 44% dos adultos e 53% dos jovens dos 18 aos 34 anos a optarem pelo YouTube em vez de outros serviços de música. No Reino Unido, no entanto, o estudo diz que apenas 19% da população adulta usa o YouTube para música, em comparação com 31% que usa o Spotify. Entre os 18 e os 34 anos, o YouTube é responsável por 25% em comparação com 54% do Spotify.

Na Índia, os dados afirmam que 66% de todos os adultos indianos urbanos preferem o YouTube para ouvir música, seguindo-se a Amazon Prime Music (37%), Gaana (33%), Google Play Music e JioSaavn (ambos 30%) e Spotify ( 24%).

A vantagem do YouTube em relação aos rivais

Em novembro de 2020, o YouTube, afirmava ter dois bilhões de usuários ativos que consomem músicas de forma regular na sua plataforma, números não muito diferentes do rival Spotify. Assim, YouTube acaba por estar incluído na montra das plataformas de streaming de música embora seja tecnicamente classificado como uma plataforma de vídeo, pois os números falam por si.

Embora o Spotify tenha se expandido nos últimos dias para 84 mercados diferentes, a jogada que isolou o YouTube na liderança entre as plataformas de streaming é relacionada com o lançamento do aplicativo YouTube Shorts, rival do TikTok, nos Estados Unidos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola