Liga Africana de Basquetebol

Liga Africana de Basquetebol tem nova data de estreia

Após ter sido adiada a estreia prevista para 13 de março do ano passado, a Liga Africana de Basquetebol já tem nova data. Segundo um comunicado oficial, a estreia do primeiro campeonato foi assim agendada para o dia 16 de maio em Kigali, no Ruanda.

Num tweet feito a partir da página oficial do organismo desportivo, o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall manifestou a sua satisfação face ao tão esperado arranque da liga.

“Estamos entusiasmados com o facto de a temporada inaugural da Liga Africana de Basquetebol ter lugar na Kigali Arena de classe mundial”, disse Gallo Fall.

O presidente da liga também deu algumas palavras sobre o que se pretende alcançar com a BAL. “Através da BAL, iremos fornecer uma plataforma para jogadores de elite de todo o continente mostrarem o seu talento e inspirarem fãs de todas as idades, usar o basquetebol como motor de crescimento económico em toda a África, e lançar uma luz sobre a vibrante cultura desportiva africana”, explicou.

Devido à pandemia do coronavírus, a liga estava para ser disputada em Dakar, no Senegal, mas a organização decidiu transferir para Kigali, capital do Ruanda.

A organização tem criado “protocolos robustos de saúde e segurança” para todas as 12 equipas que competir no Ruanda.

A BAL terá uma fase de grupos, de 18 jogos com as 12 equipas divididas em três grupos de quatro. Cada equipa enfrentará uma vez as outras três equipas do seu grupo. As oito primeiras equipas vencedoras qualificar-se-ão para os playoffs que terá três rondas eliminatórias. As primeiras finais do BAL serão realizadas a 30 de maio.

Abaixo listamos as 12 equipas que irão disputar o torneio:

  • Petro de Luanda de Angola
  • GSP (Groupement Sportif des Pétroliers) da Argélia
  • FAP (Forces Armées et Police Basketball) dos Camarões
  • Zamalek do Egipto
  • GNBC (Gendarmerie Nationale Basketball Club) de Madagáscar
  • AS Police(Association Sportive de la Police Nationale) do Mali
  • AS Salé (Association Sportive de Salé) do Marrocos
  • Ferroviário de Maputo de Moçambique
  • Rivers Hoopers BC da Nigéria
  • Patriots BC do Ruanda
  • AS Douanes (Association Sportive des Douanes) do Senegal
  • Monastir (Union Sportive Monastirienne) da Tunísia.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Bruno Dinis

Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.