5G | ©Jakub Pabis

5G em África já é uma realidade e com uma expansão virtiginosa

As redes de telecomunicações 5G começaram a chegar ao mercado mundial no final de 2018, quando empresas pioneiras de tecnologia e telecomunicações anunciaram as boas novas sobre a expansão desta nova tecnologia.

Quanto ao continente africano, na África do Sul a tecnologia já é uma realidade, enquanto testes e investimentos em infraestruturas estão a ser feitos em países como Gana, Quénia, Nigéria, Egipto, Uganda, Cabo-Verde, Moçambique e Angola.

Se tivermos em conta a lentidão que foi a expansão desta nova tecnologia resultante dos embargos e sanções aplicados pelos Estados Unidos à Huawei, consórcio chinês que tinha um avanço considerável sobre esta rede em relação às outras empresas de telecomunicações do mundo inteiro – o 5G está a expandir-se à velocidade da luz no continente africano.

Várias operadoras lançaram as suas redes em 2020, como as empresas de telefonia MTN, Vodacom. E a chinesa Huawei, que não foi banida pelo país, aliou-se à operadora local Rain. O auge da instalação das redes 5G na África do Sul foi motivado pelos três primeiros meses de quarentena em 2020, quando a utilização do tráfego móvel subiu 40% nas estatísticas funcionando como luz verde para a Vodafone apostar forte nesta tecnologia e conectar a África do Sul.

Portanto, segundo confirmado pela própria Vodacom, já foram habilitados na África do Sul cerca de 20 postos 5G em cidades como Joanesburgo, Pretoria e Cidade do Cabo, oferecendo desta forma acesso móvel sem fios a alta velocidade.

Além da melhoria na velocidade, a rede 5G gere um ecossistema massivo para a chamada Internet das Coisas (IoT), que estará pronta para atender às necessidades de comunicação de bilhões de dispositivos nela conectados.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Mauro Aghuas

Pai de 2| Linux entusiasta| Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola