Gabe | DR

“É importante dar voz a artistas que sejam um verdadeiro reflexo da sociedade em que vivemos”, Gabe

Gabe canta desde os 16 anos e tem já alguma experiência na música. Foi back-vocal de Virgul e de Anselmo Ralph e, mais recentemente, participou no programa The Voice Portugal, na RTP. Esta semana, o cantor de 24 anos deu o primeiro passo da sua carreira a solo com o lançamento do seu primeiro single “Insomnia”. 

Escrito pelo cantor e produzido pela DJ Von Di, “Insomnia” é um R&B envolvente e cantado em inglês. Segundo Gabe, “ainda que “insomnia” seja o estado em que estamos durante a noite, sem conseguir dormir, a música fala sobre o contrário. É uma música que celebra a vida”.

“Fala sobre não andarmos ansiosos com o amanhã e ver o que há de bom na vida”, acrescenta. 

Apesar de estar em constante busca da sua indentidade na música, é no R&B que Gabe se sente melhor. Cresceu a ouvir Gospel e Bossa Nova mas tem como referências, além do seu irmão Enoque, artistas internacionais como Beyoncé, SZA, The Weekend e Frank Ocean, que inspiram a sua música. 

“Cresci com música gospel em casa, vim de um lar cristão e todos os dias a nossa casa era inundada com música cheia de harmonias, alma e mensagem. Penso que ao crescer, o meu gosto musical foi-se construindo”, revelou em conversa com a BANTUMEN

Parte de uma família de origem brasileira, de Belo Horizonte, Gabe afirma que “é importante haver diversidade no mundo artístico tal como no mundo à nossa volta”. Considera-se um artista contemporâneo que canta o que sente com muita honestidade e vulnerabilidade. Não tem medo de sair da sua zona de conforto e acredita que deve-se “cada vez mais, dar voz a artistas que sejam um verdadeiro reflexo da sociedade em que vivem”. 

Gabe ainda não tem planos de lançamento de um primeiro álbum. No entanto, conta lançar uma nova música ainda este ano. Para já, o seu objectivo é continuar a criar música sem limites e passar a sua mensagem a quem quiser ouvi-la.

Além de estar disponível para audição em todas as plataformas de streaming, no YouTube a música “Insomnia” foi publicada com um visualiser.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

André Martins

Autor do blog de musica https://medium.com/ecletico. Português, a viver em Espanha, com um pé entre Angola e Moçambique e outro no Brasil. Estudei Produção Musical na cidade berço dos U2, Dublin, na Irlanda, mas sou viciado em quase qualquer tipo de música. Escrevo sobre cantores e bandas que se destaquem ou só porque valem a pena conhecer pelo seu trabalho ou a sua estória. Entre aulas de canto e de piano, também escrevo estórias minhas em música.