Os artigos mais clicados da semana | 11 a 17 abr

A entrevista a Ready Neutro sobre a situação atual política e social em Angola foi o artigo mais lido entre os leitores da BANTUMEN, na última semana. Seguindo-se a entrevista a António Distefano, autor da nova série italiana da Netflix; a proposta de alteração do artigo 250 do código penal português por Joacine Katar Moreira; o lançamento da nova música de NZ Gang e a criação de uma nova label pelo produtor Waymad-Beatz.

1 – “Precisamos de um novo gatuno” em Angola, Ready Neutro

Angola entrou em 2020 numa grave crise económica, que acirrou uma tensão social palpável. Em março do mesmo ano, essa crise foi agravada pela pandemia de covid-19, que empurrou a população mais desfavorecida para o limite da sobrevivência. Falámos com Ready Neutro, um dos rappers e empreendedores por trás da produtora Yebba, sobre este estrangulamento económico vivido pelos angolanos; como a covid afectou e continua a afectar a indústria cultural e quais as suas perspetivas de escapatória dessa encruzilhada social, política e económica.

2 – Falámos com Antonio Distefano, o autor de “Zero”, a nova série sensação da Netflix

Antonio Dikele Distefano, 28 anos, é um jovem escritor em ascensão que está a tentar criar um lugar de fala para a comunidade afro-italiana. Desde que publicou um primeiro romance, em 2014, que Distefano acumula projetos de sucesso. Numa entrevista à Jeune Afrique, o autor, roteirista e apresentador de TV explicou que cansou-se de esperar que a sociedade italiana lhe conceda um “lugar à mesa” e que, com os seus amigos, iria construir a sua própria mesa. É nessa sequência que surge “Zero”, uma produção original da Netflix e a primeira série italiana a centrar-se numa narrativa negra.

3 – Joacine Katar Moreira quer acabar com identificação policial com base em critérios raciais

Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita (ex-partido Livre) na Assembleia da República portuguesa, propôs ao hemiciclo alterar o artigo 250º do Código de Processo Penal, que permite atualmente que a polícia identifique qualquer pessoa suspeita de estar ilegalmente no país, com base em “estereótipos raciais”.

4 – NZ Gang fazem remix de “Me Desculpa Jay-Z”

NZ Gang acaba de lançar o remix da música “Me Desculpa Jay-Z”, com videoclipe. A música conta com as vozes de Kess e Rikas e o videoclipe tem a produção de Nz Gang, Masterpiece Records & Mbunga Multimedia Films.

5 – Waymad-Beatz criou a RWR Netherlands para abrir portas a novos artistas

Já falámos aqui sobre Waymad-Beatz, um produtor português de origens angolanas, radicado na Holanda, que começou a fazer carreira na música como um dos pioneiros na partilha de produções no YouTube, quando ainda vivia em Portugal. Com a ascensão da sua carreira, o agora apelidado Waymad-Beatz ”The Visionary” criou uma label que quer potenciar o talento de novos artistas, a RWR Netherlands [Ready Waymad Records NL].

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.